Quando um cliente se dirige a uma empresa, ele não visa só a um produto. O produto, certamente, tem importância de acordo com as suas necessidades, mas o seu contentamento não tem preço quando ele une o útil ao agradável: produto e bom atendimento.
Tratar bem o cliente não significa decorar um texto com frases feitas, seguido de um sorriso amarelo, forçado ou artificial, aliás, qualquer um destes exemplos devem ser evitados. O correto seria que todos aprendessem a sorrir com a alma.

Mas o que seria sorrir com a alma?

Sorrir com o coração, com entusiasmo, com os olhos, ou seja, transmitindo tudo isso com uma expressão fisionômica leve, sincera, otimista e aparente. Complementa-se este gesto com um olhar direcionado e um cumprimento cordial.

Para personalizar o atendimento, pense no seguinte: trate o cliente da mesma forma como você gostaria de ser tratado.
Personalizar o atendimento é a grande meta de muitas empresas e o sonho incondicional de muitos empresários e pessoas ligadas à área de Treinamento.
O treinamento voltado a parte técnica dá resultados imediatos, pois temos como cobrar o que foi aplicado e ensinado. Já um treinamento sobre comportamento tem um resultado imediato ou a longo prazo, uma vez que não depende do instrutor, mas sim do funcionário que usará ou não os ensinamentos.
Um treinamento sobre comportamento mexe com a cabeça dos funcionários, desde que condizente com a realidade vivenciada. Alguns se mostram mais receptivos e confiantes a mudanças no que diz respeito ao comportamento, mas há uma minoria que se mostra resistente às mudanças, vindo até mesmo a relutar com indiferença ou desdém. As pessoas negativas, mal humoradas e inflexíveis, geralmente, são as que mais necessitam de treinamento, pois elas comprometem a imagem profissional e a própria instituição.

Para alcançar o sucesso e ter os seus funcionários comprometidos, nada melhor do a instituição submetê-los a cursos de comportamento e relacionamentos sociais, profissionais e humanos. Geralmente, quando falamos em investimento, quase todos os empresários pensam em cursos técnicos e equipamentos de última geração e tecnologia, e se esquecem de que quando o investimento parte para o lado sócio-cultural dos colaboradores, o resultado é quase imediato e a valorização deixa de ser só profissional para se tornar mais humana.

Prestatividade, solidariedade e humanismo: três palavras diferentes na pronúncia, mas com o mesmo objetivo. A partir do momento em que um colaborador tem em mente este propósito, quem ganha é a sociedade, a família, a empresa e os clientes.
É necessário investir em muito treinamento com dinâmicas e técnicas de autoconhecimento e valorização do profissional como ser humano e não como máquina ou como alguém que é pago para desenvolver determinada função num determinado período do dia. Valorizar a auto-estima, reforçar as normas de conduta, de caráter e de educação com cursos, palestras, filmes, debates ou aplicativos de treinamento só reforçará os méritos do profissional, que se sentirá feliz e no dever de retribuir estas oportunidades de crescimento que são oferecidas.

O sucesso empresarial é coletivo e não individual!
Há quem justifique isso com o velho ditado "Uma andorinha só não faz Verão." Eu iria mais longe dizendo que "Todos nós somos anjos, mas de uma asa só, portanto, para voar precisamos nos abraçar".
Cooperação, profissionalismo, educação e humildade são requisitos básicos para o bom entrosamento.

E por que investir em treinamento?

Para que o funcionário se sinta mais seguro e confiante em situações humanas e técnicas com relação ao produto e ao atendimento oferecido.
Investir em treinamento é, na verdade, fazer com que o funcionário não se sinta mais um peixe fora d’água, mas sim o peixe mais bonito do aquário!

Grite por oportunidades e não por ameaças!

Arregace as mangas, não espere a boa vontade do seu superior e nem as coisas caírem do céu. Invista em você mesmo, faça cursos de aperfeiçoamento, estude, leia muito e tenha na cabeceira de sua cama um livro de auto-ajuda profissional.

O seu lema deve ser: crescer e aparecer! Semeie hoje para colher amanhã.

Por: Lívio Callado é consultor especializado em Marketing Pessoal e Etiqueta Empresarial e proprietário da Essence Ética & Etiqueta.
Fonte: http://www.catho.com.br

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