Contrariamente à definição tradicional de liderança, a humildade é uma característica distintiva dos melhores líderes. Jim Collins cunhou o termo "Liderança de Nível 5" para ilustrar como os melhores líderes transformaram as suas empresas em exemplos de grande sucesso, usando a humildade como catalisador da mudança, motivação e empenho.

Quando pensamos na figura de um grande líder, imediatamente imaginamos um indivíduo assertivo, forte, duro nas negociações, por vezes mesmo, irascível e zangado. As "explosões" do líder, murros na mesa, discussões em voz alta são vistas como sinais do "esforço e dedicação" do líder no desempenho do seu trabalho. Tendemos a aceitar que o líder tem o direito de se zangar e falar mais alto do que nós porque é esse o trabalho dele. Foi assim que fomos educados.

Mas as investigações Jim Collins, um consultor e autor de vários livros de gestão, revelam-nos um facto à primeira vista curioso: os melhores íderes são pessoas humildes.

Analisando o seu trabalho, verificamos que a humildade tem de facto um papel importante no desempenho de funções de liderança. São as pessoas mais humildes as que estão dispostas a abdicar do seu bem-estar pessoal em função de um bem comum superior (a empresa ou organização). Muitas vezes, isto significa que o líder tem de se sacrificar e fazer um trabalho que excede largamente as suas capacidades para que os objectivos da empresa que representam sejam alcançados. O líder humilde subjuga-se à organização.

Os líderes mais assertivos tendem a pensar neles próprios primeiro. Pelo contrário, os líderes humildes colocam-se a si mesmo abaixo das suas organizações na sua escala de prioridades. Os líderes humildes "tentam" chegar ao nível de importância das organizações que representam, em suma: dão-se às suas organizações.

Se pensarmos na importância do investimento nas relações humanas na liderança, temos mais uma razão para acreditar em Jim Collins. Os líderes mais humildes respeitam as pessoas que com eles trabalham. Todos merecem respeito, todos merecem o interesse por parte do líder e é por isso que os líderes humildes tendem a conhecer melhor os seus colaboradores, a desenvolvererm relações mais genuínas, mais francas e abertas.

Sem dúvida, a humildade desenvolve relações fortes, estimula a criatividade e participação que são tão importantes nos momentos mais difíceis que qualquer empresa atravessa. A humildade tem o poder de inspirar e atrair os outros.

No entanto, é curioso que quanto mais humildes nos achamos, mais arrogantes somos. Eis algumas sugestões para desenvolver a nossa humildade enquanto líderes:
1.Pensar nos membros da equipa como mais conhecedores das suas tarefas do que nós próprios. Nem sempre o que nós pensamos ou fazemos é melhor do que o que os outros pensam ou fazem;
2.Engolir o orgulho, não entrar num concurso de perfeição. Por vezes, devemos parar de falar e deixar que a outra pessoa fique com a atenção toda. Esta estratégia tem o poder de "abrir" as pessoas;
3.Dizer: "Tens toda a razão."
4.Não falar de nós próprios como exemplo nas nossas conversas ou na exposição de um ponto de vista;

5.Procurar a opinião dos outros (colegas e subordinados) em relação ao seu estilo de liderança. É preciso humildade para colocar esta pergunta. E ainda mais humildade para ouvir a resposta.
6.Dar o exemplo. Encorajar a prática da humildade na empresa: de cada vez que partilha o crédito do sucesso com outros, está a reforçar esta qualidade junto dos seus colaboradores. Pense em aconselhar ou formar potenciais líderes em relação a esta característica essencial para a liderança.
Existem muitas razões para praticar uma "liderança humilde", que o encorajamos a descobrir. Com um estado de abnegação surge uma melhoria nas relações a todos os níveis, reduz a ansiedade, encoraja uma maior abertura e aumenta, paradoxalmente, a sua auto-confiança. Abre uma janela para se tornar uma pessoa melhor.

Não ter de berrar nem dar murros na mesa pode fazer muito pela saúde emocional da sua empresa (e da sua) e, por paradoxal que possa parecer, pode mesmo aumentar os seus resultados financeiros! Porque não experimenta ser mais humilde?

Fonte: http://portal-gestao.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR