Vivemos momentos de velozes e, profundas transformações. Aquilo que hoje é ótimo, amanhã com absoluta certeza não sera mais. As novidades viajam o mundo, quase que com a velocidade da luz. Vivemos uma sociedade que podemos chamar de "sociedade da informação". Ainda que nem sempre verdadeiras, as informações circulam nos diversos veículos de comunicação; rádio, televisão, jornais, revistas e a internet.. Parece até que os bebês já nascem sabendo teclar. Esteja certo que qualquer criança de 4 anos te dá um banho, jogando no computador

Portanto a razão de nossa existência o CLIENTE, não é mais aquele sujeito alienado, desinformado cabendo-nos o papel de detentores das informações.Acredito que o Cliente pode até mesmo ser mal informado mas, desinformado, nunca. E sendo ele a razão de nossas existências, tudo deve girar em função dele e para ele. Temos de mudar nossa visão para atender suas demandas. Assim devemos mudar nossa maneira de enxergar o nosso negócio. Precisamos abdicar do nosso foco para olhar o segmento com o foco do CLIENTE. É preciso lembrar que : "COBRA QUE NÃO ANDA NÃO ENGOLE SAPO".

É mais que importante, é urgente, é prioritário que façamos uma profunda revisão de nossos valores e práticas. Caso contrário seremos sapos e não cobras. Seremos engolidos.

Com absoluta certeza já passamos todos, por bons e maus momentos. Já tivemos a possibilidade de vivenciar a época em que a demanda era bem maior do que a oferta. Porém incontestavelmente vivemos hoje momentos bastante diferentes, apesar de certo grau de aquecimento em alguns setores.

Vejamos por exemplo, o conceito de bom. O que hoje é considerado bom, amanhã não será mais com absoluta certeza. Assim não entendido e realmente percebido, estaremos como que deitados em berço esplêndido, à espera de novos tempos e novos acontecimentos.

Sempre haverá um novo produto, assim como novas formas de prestação de serviços, que atendam a constante evolução das necessidades de nossos clientes. É para lá que deveremos focar e dirigir atenções ,esforços e ações.

Vejamos o seguinte exemplo(no segmento automotivo) ; de que adianta tanta tecnologia embarcada nos diversos modelos hoje em produção se na verdade, os vendedores não conseguem transformar essas tecnologias, em vantagens e benefícios para o Cliente ? Não estão conseguindo acompanha-las, percebendo e valorizando a segurança, comodidade e facilidades que proporcionam? Isto signfica que estão buscando se estabelecer numa zona de conforto. De certa forma e numa certa medida isto é normal e inerente aos seres humanos. Mas é preciso estarmos certos de que: "a única coisa que não muda nessa vida é a certeza de que ela muda sempre queiramos ou não".

É preciso estar antenado, atualizando, renovando sempre,deixando de lado o comodismo e o conforto atuais. Conhecer cada vez mais e mais profundamente nossos produtos e, alterarmos nossa estrutura de valores para que possamos acompanha-los – clientes e tecnologia, não é apenas necessário, é prioridade absoluta.

Por: Orlando Ferreira Ribeiro
Fonte: http://www.artigonal.com

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