- As crianças precisam de pais inteligentes emocionalmente em seu processo de formação!

Você deve estar me perguntando agora: Como ser um pai, ou uma mãe, inteligente emocionalmente?

Como posso ter esse tipo de inteligência para ajudar na educação dos meus filhos? Esta inteligência ajudará na construção da vida profissional de meu filho? Esta resposta você mesmo poderá ter depois de refletir sobre este artigo, e também sobre suas ações, respeitando suas próprias limitações e as dos seus filhos.

Vamos falar um pouco sobre inteligência emocional. Na Psicologia, inteligência emocional é um tipo de inteligência que envolve as habilidades para perceber, entender e influenciar as emoções. Caracteriza-se pela maneira como as pessoas lidam com suas emoções e com as emoções alheias.

Este conceito tornou-se popular no Brasil quando o psicólogo e jornalista Daniel Goleman escreveu o livro - Inteligência emocional, com o objetivo de cooptar ao comportamento social conceitos de empatia, persistência, motivação, cooperação, negociação, liderança, capacidades sociais e sucesso profissional.

Uma pessoa inteligente emocionalmente, ou seja, alguém com melhor gerenciamento das próprias emoções, projetar-se-á mais bem-sucedida no mercado de trabalho, e também conquistará uma melhor qualidade de vida.

Podemos direcionar a nossa inteligência emocional para muitas áreas de relacionamentos afetivos ou não. Saber controlar e direcionar nossas emoções nos campos afetivo, profissional e social nos possibilita uma grande chance de sucesso e autorealização.

O controle das emoções é essencial para que o cérebro e mente possam trabalhar com tranquilidade. Quando como pais, estamos vivendo situações, essenciais, conflituosas ou atravessando momentos problemáticos, geralmente não conseguimos nos concentrar e nem manter o autocontrole. No entanto, quando acessamos ao autoconhecimento é possível reconhecer limites, habilidades e talentos naturais, partindo disto conquistar a aptidão de lidar com as emoções, e por conseqüência levar aos filhos uma educação harmoniosa nas bases do respeito e da consideração na relação humana.

Pais inteligentes emocionalmente educam seus filhos assim...

Por Anderson de Abreu
Fonte: http://www.celianegoncalves.com

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR