Dicas para redigir cartas de intenção

segunda-feira, 10 de maio de 2010


É aconselhável enviar uma carta de intenção juntamente com o currículo. A carta permite que o candidato adapte o currículo ao cargo pretendido e inicia um diálogo com a autoridade contratadora. Eis dez dicas para uma carta de intenção mais poderosa.

1.Comece a sua carta de intenção com uma declaração apelativa. Em vez de começar a carta mencionando o cargo a que se está a candidatar, escreva algo que mostre que está alinhado com a organização, com a indústria ou com o cargo em causa.
2.Diminua o uso da palavra "Eu". Varie o seu discurso para manter o leitor agarrado.
3.Peça uma entrevista. Peça expressamente uma entrevista, revelando o seu interesse na empresa.
4.Compare as suas qualificações com os requisitos do emprego. Crie uma carta de intenção que aborde cada requisito, ponto por ponto. Quanto mais se aproximar do ideal, maiores vão ser as probabilidades de conseguir a entrevista.
5.Ligue-se à audiência. Discuta questões relevantes à empresa e faça perguntas pertinentes que mostre ao leitor que compreende aquilo de que precisam.
6.
Inclua uma citação famosa para se fazer entender. Incorporar citações relevantes ao que é discutido na carta é uma óptima maneira de criar um documento interessante e inesquecível.
7.Não ultrapasse a primeira página. Mantenha as suas cartas curtas e use parágrafos pequenos, assim como tópicos, para manter a atenção do leitor e fazer com que seja fácil determinar se as suas qualificações se adequam ao trabalho.
8.Trate a autoridade empregadora pelo nome. Aumenta-se a possibilidade de se estabelecer uma ligação com o leitor e mostra-se mais interesse no cargo quando a carta começa com o nome da pessoa. Sempre que possível, procure informações adicionais sobre o gestor de contratação para personalizar a sua carta.
9.Fale do cargo que quer ocupar. Certifique-se de que menciona o título e o número do trabalho na sua carta e na caixa do assunto do e-mail. Muitas autoridades empregadoras exigem esta informação e a incapacidade para seguir instruções pode arruinar a sua candidatura.
10.Assine o seu nome. Por vezes, nesta era do e-mail, as pessoas esquecem-se disto. Se está a enviar uma carta por correio normal, inclua a sua assinatura à mão. Se estiver a enviar por e-mail, crie uma assinatura electrónica.

Por: Barbara Safani
Fonte: http://portal-gestao.com

1 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro amigo,

Uma vez que copiou o artigo de portal-gestao.com não acha que seria boa ideia colocar pelo menos um link para a fonte original do artigo?

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR