O que é inclusão digital?

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010


Inclusão digital e o combate à exclusão social e econômica estão intimamente
ligados, em uma sociedade onde cada vez mais o conhecimento
é considerado riqueza e poder. Se há um consenso a respeito
do que é inclusão digital é o de que o desenvolvimento socioeconômico e político
deste início de século XXI passa também pelo domínio das chamadas TICs
— tecnologias de informação e comunicação.
Como escreveu o professor Manuel Castells, da Universidade da Califórnia,
Berkeley, em seu livro A Galáxia da Internet (2001: 269):
Desenvolvimento sem a Internet seria o equivalente a industrialização
sem eletricidade na era industrial. É por isso, que
a declaração freqüentemente ouvida sobre a necessidade de se
começar com “os problemas reais do Terceiro Mundo” — designando
com isso: saúde, educação, água, eletricidade e assim por diante
— antes de chegar a Internet, revela uma profunda incompreensão
das questões atuais relativas ao desenvolvimento. Porque,
sem uma economia e um sistema de administração baseados
na Internet, qualquer país tem pouca chance de gerar os recursos
necessários para cobrir suas necessidades de desenvolvimento, num
terreno sustentável — sustentável em termos econômicos, sociais
e ambientais.
A inclusão digital deve favorecer a apropriação da tecnologia de forma
consciente, que torne o indivíduo capaz de decidir quando, como e para que
utilizá-la. Do ponto de vista de uma comunidade, a inclusão digital significa apli-
car as tecnologias a processos que contribuam para o fortalecimento de suas
atividades econômicas, de sua capacidade de organização, do nível educacional
e da auto-estima de seus integrantes, de sua comunicação com outros grupos, de
suas entidades e serviços locais e de sua qualidade de vida.
Iniciativas de promoção da inclusão estariam, então, diretamente relacionadas
à motivação e à capacidade para a utilização das TICs de forma crítica e
empreendedora, objetivando o desenvolvimento pessoal e comunitário. A idéia
é que, apropriando-se destes novos conhecimentos e ferramentas, os indivíduos
possam desenvolver uma consciência histórica, política e ética, associada a uma
ação cidadã e de transformação social, ao mesmo tempo em que se qualificam
profissionalmente.
É neste contexto que propomos discutir a inclusão digital e as ações de
responsabilidade social das empresas.
Doar computadores, periféricos e recursos financeiros, prover a conectividade
e encorajar o voluntariado interno são apenas algumas formas de promover
a inclusão digital como ação de responsabilidade social. Incentivar a produção
e a troca de conhecimento nas comunidades localizadas na área de entorno
da empresa; fornecer dicas profissionais, compartilhar experiências, elaborar projetos
em conjunto; incentivar e influenciar a busca de auto-sustentabilidade das
comunidades; incentivar o empreendedorismo e fornecer apoio tecnológico também
são, hoje, valiosas ações corporativas que contribuem para a prática da responsabilidade
social, favorecendo a inclusão digital e, conseqüentemente, a social.
Do ponto de vista de uma empresa com responsabilidade social, investir
em programas de inclusão digital significa entender “solidariedade” não só como
mero conceito assistencialista, mas como promoção de oportunidades para a
produção e a disseminação de conhecimento e renda.

Cristina De Luca
Fonte: http://api.ning.com

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