Empregabilidade

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


Emprego e desemprego sempre foram temas amplamente debatidos em nosso cotidiano. De um modo bem simplista, emprego é o cargo ou função remunerada exercida por uma pessoa. O volume total de emprego na economia depende de diversos fatores, tais como: a tecnologia utilizada para produzir e a polí­tica econômica governamental. O ní­vel de emprego na economia consiste na relação entre as pessoas que podem trabalhar e as que efetivamente conseguem.

Desemprego é uma situação de ociosidade involuntária em que as pessoas se encontram. Temos vários tipos de desemprego, tais como o desemprego tecnológico causado por alterações na tecnologia utilizada na produção de um bem ou prestação do serviço; desemprego cí­clico, que está relacionado com o auge e recessão econômica; desemprego disfarçado ou subemprego, que consiste dos trabalhadores sem registro em carteira e da remuneração muito abaixo dos padrões aceitáveis; desemprego sazonal aquele limitado a determinadas épocas do ano, como a colheita da cana-de-açúcar; outro tipo é o desemprego voluntário, quando a pessoa não aceita trabalhar aquele preço do salário (optando por ficar em "casa"), portanto, voluntariamente desempregada.

Entretanto, hoje em dia, mais importante que estar empregado ou desempregado, é a empregabilidade. O termo empregabilidade significa capacidade das pessoas de se adaptarem às novas necessidades e dinâmica do mercado de trabalho. Vários fatores, tais como: globalização, novas tecnologias, mudanças organizacionais que influenciam os paí­ses, que por sua vez influenciam as empresas e por consequência acabam refletindo nas pessoas determinam a empregabilidade.

Em suma, a empregabilidade diz respeito a capacidade profissional de estar protegido das instabilidades do mercado de trabalho. Quanto mais tempo a pessoa fica fora do mercado de trabalho, mais difí­cil é o retorno pelos métodos convencionais. Nesse sentido, o segredo para manter-se empregado é preparar-se para a empregabilidade. Para isso, é fundamental que as pessoas se preparem para as mudanças, especializando-se, atualizando-se e inovando. Muitos ficam preocupados com a estabilidade no emprego e acabam se esquecendo de se adaptar e auto capacitar-se para as mudanças nos padrões organizacionais e ambientais. A empregabilidade implica em ter competência (conhecimento), habilidade e principalmente atitude para aceitar as novas tecnologias e estar sempre inovando.

Há muito tempo estamos presenciando transformações radicais nos meios de comunicação, computadores, satélite, máquinas, que trouxeram alterações no dia-a-dia, exigindo das pessoas mudanças quanto a relacionamentos, hábitos, atualização de conhecimento, atividades fí­sicas.

Atualmente, o capital humano e a competência humana nunca ocuparam lugar de destaque como antes na história. A empregabilidade é a capacidade das pessoas em agir e criar situações, que ajudem a desenvolver-se e estar preparadas para a resolução de problemas e domí­nio do assunto em que trabalha de forma criativa. Então, se você está apenas preocupado com a estabilidade no emprego, acho melhor preparar-se para a empregabilidade. Por hoje é só. Até semana que vem.

Jorge José Elias é Economista, Mestre em Adm e professor na Cnec Capivari
Fonte:http://adm.cneccapivari.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR