Chefe bom, Chefe mau, Chefe bonzinho

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010


Os chefes têm sempre defeitos, nem que seja por desempenharem o papel de chefe que já de si é um defeito para os seus empregados/colaboradores/subordinados, etc... Há sempre qualquer coisa que não está bem neles, quer sejam traços do seu carácter, quer sejam qualidades (ou falta delas) no seu sistema de trabalho e decisões.

Isto é um facto quase universal, todas as pessoas que trabalham e têm chefias, numa determinada altura da sua vida laboral, fazem uma apreciação menos favorável à atitude de quem toma decisões no seu trabalho. E claro que pode haver excepções, mas são raras e só vêm confirmar a regra.

Há muitos tipos de críticos:

Os que falam com razão e apontam boas soluções para melhorar o sistema;

Os que falam sem razão e apontam soluções piores;

Os que criticam muito mas não dizem o que fazer para melhorar.

Os que criticam discutindo abertamente com o chefe;

Os que minam as bases e envenenam, à espera que algum colega tome uma atitude, etc...



Mas também há diferentes tipos de chefes:

Os maus chefes» controladores, desconfiados, ditadores, "picuinhas", manipuladores, "agressivos", criam um clima de desconfiança, de competitividade excessiva e prejudicial entre os seus funcionários/colaboradores;

Os chefes bonzinhos» indecisos, receosos em falhar, receosos de perder o seu cargo, querem dar-se bem com todos os seus subordinados o que causa injustiças, pois acabam por compensar os bons e os maus funcionários;

Os bons chefes » Comportamento assertivo, ouvem as opiniões, decidem quando têm que decidir, encaram as situações mais dificeis assumindo a liderança com naturalidade. Exigentes com os funcionários, mas também com eles. São o mais possível justos nas avaliações do seu pessoal...É claro que seria quase perfeito... Mas mesmo assim existirá sempre alguém que não fica satisfeito.

É um papel tão ingrato o papel de Chefe, que eu ás vezes pergunto-me: Porque é que tanta gente o quer desempenhar???

Fonte: http://caporcoisas.blogs.sapo.pt

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR