Concorrência e ética podem parecer situações opostas, como se uma repelisse a outra automaticamente, e as empresas que se utilizam da concorrência para deixar de lado a ética acabam pagando um preço muito alto com relação à sua imagem no mercado.
A ética está ligada diretamente aos valores, e não há como ter ética em uma área, seja da organização ou da vida pessoal, e em outra deixá-la de lado, então o concorrente também está ligado diretamente aos valores que sua empresa prega.
Lidar com os concorrentes é uma tarefa árdua, mas se você tem de fazê-lo, que o faça da maneira correta, demonstrando que, mesmo disputando um mercado, não há motivos para praticar atos ilícitos e que prejudiquem, no mínimo, a sua organização.
Questões como esta são vivenciadas diariamente, são pontos de vista diferentes, mas se você parar para pensar um pouco verá que não irá fazer o que não é parte de sua cultura pessoal, e também não existe razão lógica que ratifique uma ação desnecessária.
E isto também ocorre com seus clientes, você, com absoluta certeza, não gosta daquele que denigre sua imagem, que faz mau uso dos seus produtos ou serviços e que vive falando mal de tudo o que sua empresa é, mas não há motivos para fazer com este cliente o que ele faz com sua organização, porque se você fizer o mesmo estará apenas dando provas para que ele continue a fazer o mesmo.
Da mesma maneira com a qual você lida com as pessoas é possível que o faça com sua empresa, pode parecer estranho, mas ao dar um tratamento exemplar você evita problemas futuros, principalmente quando um consumidor fica insatisfeito por não receber um tratamento no mesmo nível que ele se refere à sua organização, pois sempre há outros consumidores que irão saber se a sua empresa age corretamente com seus clientes.
Este relacionamento, com concorrentes ou consumidores, é o que pode diferenciar sua organização no mercado, que traz resultados melhores ao longo do tempo, construindo uma imagem organizacional positiva e que reflete o ambiente interno.
E então pode-se ver como a cultura de uma organização influencia diretamente todas as suas áreas, até chegar ao consumidor, e que esta influência pode, e deve, ser positiva, mas nem sempre o é.
Ao falar da ética com relação aos concorrentes você pode até imaginar que esta concorrência não é exercida de forma leal, mas se você for tomar como parte as ações erradas de alguém para agir é possível que em breve a sua própria imagem estará desgastada.
E desta maneira os valores são medidos pelos consumidores, a imagem da organização tem influência direta das medidas realizadas pelo mercado consumidor, e você pode começar a perceber que algumas ações não valem a pena.
A melhor forma de saber, ou medir, como está sua relação com o mercado e os concorrentes, é utilizar-se pesquisas para conhecer a opinião dos consumidores com relação às práticas de sua organização e que estas refletem diretamente sobre as pessoas que ali prestam seus serviços, desde a manufatura até o ponto de vendas.

Por Rafael Mauricio Menshhein
Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR