DICAS PARA OS JOVENS

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010


Alguns jovens têm ambição, e é para esses jovens que eu dirijo meus comentários. Para quem tem ambição de ser alguém na vida.

Na cultura brasileira, a palavra ambição é quase pejorativa. Tanto que, em entrevistas de emprego, é difícil para um candidato falar que é ambicioso. A nossa mais recente pesquisa, porém, mostrou que ambição, competitividade e domínio são as três competências que mais influenciam o salário da pessoa.

Para vocês, jovens que são ambiciosos, vou indicar o perfil ideal para ter sucesso. Para aqueles que já estão um pouco fora desse perfil ideal, ainda dá tempo de se recuperar, entrando nos eixos agora.

No início dos estudos do terceiro grau você deve escolher, na medida do possível, as melhores faculdades: como USP, ITA, FGV... O renome dessas faculdades ajuda na carreira. Se você já está cursando, ou cursou uma outra faculdade, não é tarde demais. Faça um mestrado ou doutorado em uma instituição bem-conceituada. É a última instituição que conta pontos e vai influenciar sua vida profissional.

Minha própria carreira foi assim. Fiz Engenharia e MBA em duas faculdades sem expressão. E minha carreira ficou estagnada. Porém, fazer o doutorado na Universidade de Michigan me fez dar uma guinada. E você pode fazer o mesmo.

O que estudar? Primeiro, deve-se estudar algo que se goste, para ter paixão pelos seus estudos. Se for possível, dentro de seus interesses, o estudo das ciências exatas, como Engenharia, Física e Matemática, vai proporcionar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. As empresas gostam de profissionais da área de ciências exatas pela forma de pensar e analisar problemas.

Um MBA, hoje, é necessário. Independentemente do que você estudou em sua formação, faça um MBA para ter sucesso na carreira, e busque a melhor instituição que você puder para agregar brilho ao seu currículo.

Inglês, então, é indispensável. Não adianta falar que estamos no Brasil e todos falam português. A língua comercial do mundo é o inglês. Para ir em frente, precisa de um bom inglês, um inglês que dê para conversar. Faça qualquer esforço para que seu inglês seja fluente. Isso vai agregar em torno de R$ 1.000,00 por mês em seu holerite ao longo da carreira.

No início, recomenda-se muito trabalhar em uma empresa multinacional. A concorrência é acirrada, é difícil de entrar. Mas elas são como escolas e ensinam muito. Essas grandes multinacionais também gostam de jovens que são bem-formados, falam inglês e cursaram ciências exatas.

Esses são os alicerces para uma carreira de sucesso. Uma boa dose de ambição, junto a uma excelente formação, fluência em inglês e experiência em multinacional não é garantia de sucesso. Existem também outros fatores que influenciam, como sua simpatia, inteligência emocional e a capacidade de fazer amigos e persuadir pessoas.
Os melhores e mais bem-sucecedidos sãoa aqueles que conseguem equilibrar melhor todas essas características.

Um forte abraço,

Dr. Thomas A. Case
Fundador do Grupo Catho

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR