Um dos conceitos que ao longo de vários anos foi a teoria de muitas posições gerenciais "bem sucedidas" dizia que time que estivesse ganhando não deveria ser mexido. A administração moderna praticamente desbanca essa afirmação, em que pese o fato de que vivemos num mundo de mudanças e de constantes inovações.
Alterações no meio social, político, tecnológico, educacional, empresarial e pessoal são alguns exemplos. Portanto, quando falamos em mudanças, devemos compreender que estão ocorrendo em vários segmentos, em vários pontos e de diferentes formas.
Essas mudanças, principalmente no ambiente empresarial, possuem caráter e resultados irreversíveis, impulsionados, basicamente, pelo próprio imperativo tecnológico. Hoje (e para o futuro com mais certeza ainda), uma das principais responsabilidades do administrador profissional é administrar mudanças.
Técnicas que deram certo no passado não garantem sucesso no presente, pois o contexto hoje é outro. Os vários sistemas administrativos já foram, em muito, explorados sob a ótica da eficiência. Porém eficiência é um conceito pequeno e limitado para os dias atuais, mesmo porque o que encerra esta idéia é um posicionamento mais voltado para dentro, seja da empresa, da divisão, do departamento, do setor etc.
Agora as ações devem ser desenvolvidas em sentido contrário, ou seja, para o mercado, a pesquisa, as novas tendências, as inovações, as descontinuidades tecnológicas e para os limites.
Se um empreendimento vem dando sinais claros de crescimento e sucesso, é necessário avaliar por quanto tempo ainda essa euforia se fará presente. É importante refletir sobre: Quais as alternativas que a empresa dispõe para neutralizar impactos negativos que venham colocar em risco a sua performance? Quais estratégias podem ser colocadas em prática em situações de desvio e/ou crise?
Mesmo porque a concorrência está se "equipando" para um inevitável confronto, pois o concorrente também quer sobreviver do ponto de vista empresarial e sabemos disso.
Também é possível o entendimento desse conceito extrapolando-o para outras análises.
Suponhamos uma equipe de trabalho que venha atuando corretamente e atendendo os objetivos propostos. A primeira medida seria manter o curso das ações previamente estipulados. Porém, de um outro prisma, percebe-se que ela chegou ou está próxima de seu limite, para a consecução plena de novos e impactantes resultados.
O momento, sem dúvida, é de mudança.
O limite se caracteriza como sendo aquele momento em que um melhor desempenho somente poderá ser atingido com o acréscimo de uma grande quantidade de esforços.
Em situações assim, novos investimentos invariavelmente precisam ser feitos. Esses investimentos podem ser, do ponto de vista comportamental, tecnológicos, administrativos etc. O importante é compreender a necessidade de novos investimentos para a equipe se manter atualizada, preparada e apta não só a atingir resultados (isso quase todos conseguem), mas, principalmente, superá-las.
É fácil concluir que a posição profissional de hoje também está em processo de mudança. O posicionamento deve ser mais técnico, mais elaborado e mais científico. Aquela paz e tranqüilidade que reinaram nos escritórios e organizações de outrora já não estão mais presentes, mesmo porque é puramente utópico acreditar que isso pudesse ainda acontecer nos dias de hoje.
Estamos a dez anos do ano 2000! Mudanças ainda maiores estão por acontecer. Acreditar nessa realidade e ter predisposição para aceitá-la, sem dúvida, já é um começo.
Sem dúvida, também, já é uma mudança!


Por Roberto de Oliveira Loureiro.
Fonte: http://www.precisa-se.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR