Refletindo um pouco mais sobre a Páscoa cristã podemos perguntar sobre o sentido que a libertação pode ter no mundo atual. E mais ainda, pode-se perguntar sobre o que mais escraviza nessa vida . Abre-se um leque de interpretações pois cada pessoa, cada cristão, pode avaliar-se e descobrir aquilo no qual se sente preso por demasiado.

Dentre tantas coisas que podem escravizar destaca-se o Tempo. A sociedade atual vive o mesmo sentido dado ao tempo no período inicial da Revolução Industrial, ou seja, tempo é dinheiro.

Pode-se ser escravo do tempo que se dedica a produção, por exemplo, esquecendo-se de que é necessário que se use do tempo também em favor do desenvolvimento humano, e não apenas no sentido produtivo capitalista. Ser escravo do tempo é não ser capaz de organizar o tempo de vida para ter e ser mais vida.

O escravo da tecnologia deixa-se podar por ela, perde-se a liberdade de ser muito mais que o instrumento que se criou. Muitas pessoas, por exemplo, identificam-se com o celular,com o acesso a Internet, de tal maneira que não acreditam mais na possibilidade de viver sem celular ou sem estar conectado. É o cúmulo do absurdo e da escravidão!

O trabalho também pode escravizar na medida em que é colocado em primeiro plano como algo absoluto. Aliás, trabalho, tecnologia e tempo são determinantes na vida de muitas pessoas. Tais fatores escravizam de tal forma que o homem perde o contato consigo mesmo e distancia-se de sua essência, de seus valores, e de sua existência como um todo. E sempre que se ocupa com outra coisa, e não o trabalho, sente-se culpado como se não tivesse o direito de nada fazer durante alguns momentos de sua vida ou de ocupar-se saudavelmente com a família, o lazer, o estudo etc.

Páscoa é Passagem, é Libertação! E ao se atualizar o sentido da libertação toma-se consciência de que o sentido religioso da Páscoa se confunde com o sentido que damos a nossa vida, a nossa existência. De modo que liberta-se daquilo que mais nos escraviza é viver a Páscoa com intensidade e no seu verdadeiro sentido. Feliz Páscoa!

Fonte: http://cremp.wordpress.com

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR