HOJE: UM DIA QUE VALE OURO!

terça-feira, 20 de abril de 2010


Não existe melhor dia, do que o dia de hoje. Parece banal, mas esta frase é profunda e deve ser tratada com respeito. O ser humano tem mania de conversar do passado e do futuro.Converse com sua avó ou seu avô e veja o que acontece. A maioria dos assuntos refere-se ao passado (avós e avôs, não se zanguem comigo, irei falar das exceções mais adiante). Isto ocorre naturalmente, porque a vida deles(as) vale mais do que qualquer livro ou aula da faculdade. Não que as aulas não tenham o seu devido valor, mas é que ali você tem um livro ambulante, que fala, comenta detalhes, tira dúvidas na hora e às vezes até espirra! É um livro VIVO!


Por outro lado, temos as crianças que querem chegar logo ao futuro, querem se tornar adultos e independentes. Lembro-me que por volta de 10 anos de idade meus amigos e eu brincávamos de playmobil no corredor da minha casa. Perto das meninas queríamos parecer homens, mas longe delas nós éramos apenas meninos brincando de guerra, com bonecos de plástico. E as meninas já sonhavam com o príncipe encantado, passavam maquiagem das mães, mas não desgrudavam da boneca no colo. Na adolescência vemos “homens” de 18 anos falando sobre a vida profissional ao mesmo tempo em que jogam vídeo games.


Acima utilizei exemplos extremos, mas no dia a dia, você pode perceber que sempre estamos querendo fugir do PRESENTE, do HOJE, do AGORA! Vamos fazer um teste? Abaixo temos dois blocos de perguntas: um bloco para quem já trabalha e outro para quem somente estuda. Você poderá utilizar somente 30 segundos para responder a cada uma das perguntas abaixo:


Só para quem estuda e ainda não trabalha:
O quê você quer ser no futuro (profissão)?
Quanto você quer ganhar por mês neste emprego/profissão?
Qual o carro você quer ter?
Em que bairro você gostaria de morar?


Só para quem já trabalha:
Qual é o seu sonho profissional?
Qual é o seu sonho pessoal?
Qual a escola ou faculdade você gostaria de matricular seus filhos(as)?
Qual a renda mensal você gostaria de ter?
O que você ainda não fez na vida e gostaria de fazer?


Repare que todas as perguntas ou a maioria delas você respondeu com certa rapidez.
Agora responda rápido:


Só para quem estuda e ainda não trabalha:
O quê você tem feito para adquirir um bom emprego?
Quais qualidades você tem para fazer valer o salário que deseja?
Como você consegue seu dinheiro hoje?
O quê faz você escolher um bairro em detrimento a outro: status, localização, tranqüilidade, movimento?


Só para quem já trabalha:
O quê você tem feito para atingir seu sonho?
Você já listou metas para atingir seu objetivo, ou seja, o seu sonho?
O quê você tem feito para crescer pessoalmente?
O quê faz você escolher uma escola ou faculdade em detrimento a outra: status, ensino rígido, aprovação social, satisfação dos filhos(as)?
O quê você tem feito para merecer a remuneração do seu sonho?
Você possui uma lista de coisas que gostaria de realizar e ainda não realizou?
Se você já tem a lista, já priorizou colocando em primeiro lugar a coisa mais importante a ser realizada e assim sucessivamente?
Se já priorizou a lista, já tem planejadas as ações para atingir cada uma das suas metas?


O que eu quero dizer com o resultado deste teste? Geralmente pensamos e sonhamos com muitas coisas, mas não fazemos absolutamente nada para atingir nossos sonhos. Sonhar é o primeiro passo para realizar! Se você não sonhar, nunca vai realizar nada.
Mas, sonhe com a cabeça nas nuvens e os pés no chão, como diz o escritor, consultor e palestrante César Souza.
Se seu sonho é ganhar na mega-sena, você está lendo o artigo errado! Mas, se seu sonho é trabalhar, batalhar por algo que realmente acredita, aí sim posso lhe dar dicas: Saiba objetivamente o que quer da sua vida: projeto profissional, projeto pessoal ou social;

Priorize colocando em primeiro lugar o mais importante para você e portanto o que precisa resolver primeiro;


Liste ações para que você possa atingir cada uma das metas priorizadas de sua lista;
Leia sua lista de prioridades e ações para cumprí-las, todos os dias;
Pegue emprestado a força e a experiência daquelas pessoas batalhadoras, que venceram na vida apesar de todas as dificuldades. Deixo aqui minha homenagem a todos os avôs e avós que, através de suas batalhas ao longo da vida, deixaram para nós conhecimentos, melhorias na qualidade de vida, avanços tecnológicos, enfim, nos enchem de orgulho e nos dão exemplos de vida. Isto sem falar nos avôs e avós que hoje continuam batalhando no mercado de trabalho.


Só teremos sucesso e seremos felizes no futuro, se formos capazes de viver intensamente o presente. Desejo a você muitos sonhos, muitas realizações, muito SUCESSO!


Alexandre Luiz Gomes.
Fonte: http://www.quebrandobarreiras.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR