Os tempos estão difíceis, o desemprego ainda está em alta, mas, apesar de tudo, não podemos deixar a tristeza tomar conta de nossas vidas. Isso não é frase tirada de livro de auto-ajuda, não! Essa simples constatação deve-se ao fato de que hoje em dia, a alegria não é só uma questão de qualidade de vida, e sim de empregabilidade também.

Empresas com o estilo de administração voltado para o resultado estão apostando cada vez mais no conceito da alegria, das brincadeiras e dos risos para acelerar o desempenho de seus funcionários e aumentar o índice de metas alcançado pela organização.

A busca por candidatos "felizes" ou "alegres" está tomando conta do processo de seleção de algumas empresas que estão investindo no poder da alegria no trabalho e até incorporando a alegria à sua cultura corporativa. A Domino's Pizza, por exemplo, faz da alegria parte integrante de seu dia-a-dia.

Outra empresa que está investindo alto nesta área é a Odetics, fábrica norte-americana de tecnologia de ponta. Em suas práticas estão incluídas aulas de dança do ventre, piscina e teatro de repertório para os funcionários. Um de seus altos executivos, Joel Slutzky, afirma que através das risadas e da alegria consegue elevar a moral, aumentar a criatividade e a capacidade de inovação. O assunto é levado tão a sério que tem um dos três comitês da organização é dedicado à alegria. A empresa obteve um dos melhores resultados no ano de 1985 (ano em que o setor apresentou baixa nos EUA), além de ter tido um baixo turnover nesse período.

Questão de química

Pesquisas mostram que a arte de sorrir estimula a liberação de substâncias químicas como endorfina e adrenalina que, como conseqüência, permitem o aumento de energia e a sensação de bem-estar. Desta forma, as idéias fluem mais facilmente, decisões mais criativas surgem, há sucesso no trabalho devido à melhora no relacionamento, aumento na auto-estima e diminuição da tensão.

Por isso é que o poder do riso é aplicado para evitar problemas de saúde provocados pela tensão no trabalho. Boas risadas colaboram para o bem-estar e até a cura de algumas doenças adquiridas no ambiente de trabalho, repleto de cobranças e pressões.

Na antiguidade o riso já era utilizado para descontrair a realeza e colaborar, desta forma, de maneira indireta, para a tomada de decisões. Como? Através da figura dos bufões, ou bobos da corte, os únicos que tinham o direito de zombar da própria realeza, dizendo verdades e críticas em meio à suas piadas.

Teste de humor

Já se sabe que são muitas as habilidades e competências buscadas nos candidatos a cada processo seletivo. A novidade é que, além de iniciativa, flexibilidade, facilidade de relacionamento, entre outras, hoje o que se procura no profissional é alegria. Risos e brincadeiras estão começando a fazer parte do processo de diversas empresas nesta nova era da gestão de pessoas.

O candidato não precisa ser um comediante, apenas demonstrar bom humor para trabalhar e resolver problemas. Além disso, problemas de relacionamento interno são comuns nos dias de hoje, por isso procuram-se pessoas que apresentem características que facilitem um bom relacionamento.

Bom humor também facilita o aprendizado, tornado-o mais eficiente e rápido. Através de piadas, "estórias cômicas" e diversas técnicas para inserir o humor na informação transmitida, a recepção torna-se fácil.

Não se deve confundir tudo isso com ridicularização e sarcasmo, que podem até atrapalhar o processo. Antes de fazer uma brincadeira ou uma piada, tenha certeza de que ela não irá provocar desconforto ou aborrecimento em qualquer membro da organização.

Veja abaixo algumas dicas para manter a alegria e o bom humor e deixar isso transparecer no ambiente de trabalho:

1. Busque a alegria da vida escondida em seu interior, assim como uma criança que encontra a felicidade nas coisas mais simples da vida. Coloque em sua mesa ou em algum painel próximo tiras de quadrinhos, piadas, citações cômicas, fotos hilariantes ou alegres (inclusive suas). Dê um "ar" alegre à sua mesa, enfeitando-a com flores ou objetos que a tornem mais descontraída sem tirar sua personalidade e que não denigram a seriedade de seu trabalho.

2. Use roupas coloridas e alegres quando possível.

3. Abrir uma reunião com piadas ou "estórias cômicas" pode surtir bom efeito e ajuda a "quebrar o gelo". Tome cuidado para não bancar o "sem graça".

4. Acorde já disposto a fazer de seu dia um Bom Dia, não permitindo que nada prejudique seu humor. Cante, dance, seja feliz consigo mesmo e com as pessoas que estarão presentes.

5. Não se esqueça: leve a alegria para tudo que realizar e começará a notar resultados em sua vida profissional e pessoal.

* Cátia Guillardi é especialista em Recursos Humanos, professora universitária, consultora em gestão de pessoas e palestrante.

Fonte: http://carreiras.empregos.com.br

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