No livro Chefiar ou Liderar? Seu sucesso depende dessa escolha, O autor John Adair analisa o impacto de cada uma dessas posturas a partir das conversas mantidas com um jovem, prestes a dirigir uma companhia, que buscou suas orientações sobre como comandá-la com eficiência e sabedoria evitando cometer erros óbvios, e compartilha com os leitores essa troca de experiências.

Com lições práticas, o livro aponta os vários estilos de liderança e o
comportamento esperado dos profissionais que ocupam cargos executivos. Apresenta, também, os parâmetros que norteiam a construção de uma equipe de alto desempenho dentro das empresas e como se consegue uma interação maior do grupo com líder. Ao final de cada assunto, reúne as anotações do seu aprendiz, incentivando uma reflexão posterior dos leitores sobre cada um dos conceitos apresentados.

Líder é aquele que direciona, constrói equipes e inspira outras pessoas por meio de exemplos e palavras. O administrador só é considerado líder até sua personalidade, caráter, seu conhecimento e sua habilidade nas funções de liderança serem reconhecidos e aceitos pelos outros envolvidos. Liderança e mudança andam juntas. Administrar na forma de gerenciar uma organização é mais apropriado onde não há muita mudança ocorrendo. Bons líderes se preocupam com a administração enquanto os piores não se ocupam dela. A administração que ignora ou resiste às mudanças nunca vai inspirar outras pessoas.

Chefiar ou liderar? Seu sucesso depende dessa escolha é uma ferramenta fundamental para todos os profissionais, independente da área, que queiram alcançar o sucesso no acirrado mercado corporativo. Afinal, hoje chefes são dispensáveis, essenciais são os verdadeiros líderes.

Fonte: http://www.revistasim.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR