Gigantes do Otimismo

terça-feira, 27 de outubro de 2009


As pessoas focadas no otimismo conseguem melhores resultados profissionais e pessoais. Tendem a desfrutar de uma vida mais vibrante e conseguem influenciar positivamente a sociedade. Contemple alguns exemplos:

Thomas Edison, aos 67 anos, recebeu a notícia de que um impetuoso incêndio havia consumido sete edifícios de sua fábrica, que não estava segurada. Encarou a reconstrução como um desafio positivo e remoçou vários anos durante os trabalhos de restauração. Faleceu aos 84 anos e, três dias antes de morrer, estava envolvido em planos para futuras experiências. Disse que o caminho mais curto para o sucesso é sempre tentar mais uma vez.

Alair Martins, presidente do Atacado Martins, acredita que devemos amar aquilo que fazemos, pois assim seremos mais felizes, viveremos melhor e conseguiremos contornar o estresse. Afirma ter sempre mantido o seu foco pessoal nas soluções. Percebeu que ao ver o lado positivo das adversidades conseguia criar soluções para problemas difíceis. Tem a convicção de que Deus devolve em dobro tudo o que oferecemos aos outros.

Walther Moreira Salles, criador do Unibanco em 1967, foi seu presidente até 1991. Foi embaixador do Brasil em Washington por duas vezes e ministro da fazenda. Deixou para os filhos um legado otimista. Dizia que a vida é povoada de obstáculos; vencê-los é a nossa maior alegria.

Sebastião Camargo fundou a Construtora Camargo Corrêa em 1939 e participou da construção de Brasília. Participou também da construção da hidrelétrica de Itaipu em 1973. Em 1987, sua fortuna estimada em US$ 1,2 bilhões, foi considerada pela revista Fortune como uma das maiores do mundo. Afirmava que a parada em vôo significa queda e que jamais se deve sacrificar a qualidade em engenharia — seja para ganhar mais, seja para perder menos.

Attilio Fontana criou a Sadia, indústria de alimentos, em 1944, em Concórdia, Santa Catarina. Até os 8 anos não tinha dinheiro nem para comprar sapatos. Nessa época começou vendendo bolachas caseiras na estação de trem de sua cidade natal. Dizia que era necessário ter fé nas coisas que fazemos, acreditar que elas darão certo. Uma de suas frases favoritas: “Não esmorecer para não desmerecer”.

Norberto Odebrecht começou a trabalhar como pedreiro em 1934 nas obras do pai. Fundou a Construtora Norberto Odebrecht em 1945. Sua empresa prima pela eficiência na operação e na forma inovadora de remuneração, dividindo responsabilidades e resultados com seus colaboradores. Reconhecidamente simpático e amável, enquanto presidente da empresa tinha uma disposição constante de ensinar e transmitir para seus executivos a sua incrível habilidade administrativa.

Abílio Diniz, após seu seqüestro em 1988, iniciou a reestruturação do Grupo Pão de Açúcar que estava à beira da insolvência. Em 1995 abriu o capital da empresa nos mercados brasileiro, americano e europeu. Uma de suas palavras favoritas é humildade. Busca revolucionar a empresa através da emoção e do envolvimento de todos. Sua filha, Ana Maria Diniz diz que ele foi um grande instigador de seu crescimento pessoal. Nos momentos de decisão ele aconselhava a filha: “Vá em frente, siga seu instinto. Estou com você”.

Constantino Junior, mais conhecido como Junior, presidente da Gol Linhas Aéreas, demonstrou enorme otimismo ao enfrentar o concorrido mercado da aviação comercial. Em dois anos conseguiu conquistar 12% do mercado. Com fé e determinação, saiu de 10 aviões em 2001 para 22 em 2003 e, desde então, sua empresa jamais parou de crescer e de ocupar fatias cada vez maiores desse segmento. Disse que humildade e pé no chão foram seus maiores aliados para vencer os enormes desafios que tinha pela frente.

Walt Disney contemplou os pântanos da Flórida e conseguiu vislumbrar ali enormes parques de diversão. Já passava dos 60 anos, portanto, seu irmão e sua esposa acharam que ele tinha perdido o uso da razão. Eram terminantemente contra aquela idéia maluca. Mas Walt Disney persistiu com seu projeto faraônico. Drenou a água, fez lagos artificiais, secou a terra e com seu infinito otimismo construiu Disney World.

Mahatma Gandhi também conquistou o impossível com seu infinito otimismo: libertou a Índia do jugo inglês através da não-violência. Contra a violência das armas usava a resistência pacífica e acreditava e persistia. Por fim, conseguiu seu intento. Possuía uma fé inabalável em Deus. Disse que jamais duvidou de que Deus responderia aos seus insistentes pedidos de ajuda.

Gandhi disse que quanto mais escuro parecia o horizonte, mais perto sentia a presença de Deus. Ele foi atendido quando estava na prisão e quando a sua caminhada não era uma bonanza. Afirmou não se lembrar de nem um momento de sua vida em que se sentiu abandonado por Deus. Acreditava que se uma única pessoa chegar à plenitude do amor, poderá neutralizar o ódio de milhões.

Otimismo, portanto, deve ser a nossa proposta de vida. Ao levantar, repita, com fé, em frente ao espelho: “Cada dia que passa e, de todas as formas, eu me sinto melhor, melhor e melhor”. Por mais simples que possa parecer, essa atitude poderá fazer uma enorme diferença em sua vida. Seu cérebro busca atender as declarações que você faz.

Ao afirmar que se sente melhor, melhor e melhor, você está dando para seu sistema nervoso um comando que se torna uma profecia auto-realizável. As células de seu corpo serão influenciadas e você, realmente, terá dias cada vez melhores. Acredite em você e em seu negócio. Seu otimismo, sua confiança e sua fé estarão, assim, construindo para você, para sua família, para sua empresa e para o Brasil, um futuro extraordinário!
Por: Ômar Souki
Fonte: http://www.souki.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR