Marketing Pessoal

sábado, 31 de outubro de 2009


A imagem que você forma de si mesmo, se conseguir fazê-la se perpetuar com êxito, tornar-se-á o seu maior patrimônio.

Segundo o dicionário Aurélio, marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o desenvolvimento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.

Neste artigo, vamos analisar a aplicação das estratégias de marketing para o campo do crescimento pessoal. Isso significa aprender a utilizar-se das estratégias de mercado para que possamos projetar uma imagem positiva de nós mesmos para o mundo, fortalecendo assim as nossas relações afetivas, sociais e profissionais. Tais estratégias devem ser elaboradas e trabalhadas como um conjunto de ações capazes de influenciar positivamente as pessoas ao redor causando uma boa impressão convincente e duradoura, exatamente como faz uma grande empresa para dar visibilidade ao seu produto.

A propaganda é a alma do negócio e você também deve fazer uma boa propaganda de si mesmo para crescer neste mundo competitivo. E, isso se faz através do desenvolvimento de um magnetismo pessoal capaz de motivar e cativar as pessoas ao seu redor. Para tanto é necessário - antes de tudo - estar auto-motivado e convicto de suas idéias e metas. Além disso; você deve focar tal motivação dentro dos parâmetros que dêem maior visibilidade às características, habilidades e competências que ache mais relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte do grupo a que pertencemos. São fundamentais para isso a prática de atitudes a ações que o torne apto a projetar nos demais uma imagem autêntica e transparente de autoconfiança, simpatia, sinceridade e equilíbrio.

Um bom marketing pessoal deve estar sempre fundamentado em fatores positivos que se inter-relacionam de maneira a produzir um bom resultado, tais como: boa aparência, postura, vocabulário refinado, ética, autenticidade, coerência, atitude e boa formação na área a que se propõe trabalhar a sua imagem. Deve ser manifestado através de você uma correta comunicação e expressão lingüística, corporal e emocional.

Para exercitar construtivamente o seu marketing pessoal é necessário ainda que você se torne apto a desenvolver uma personalidade forte embasada em uma fé inabalável em suas idéias, projetos e metas. Autoconfiança é o princípio básico necessário para causar impacto e boa impressão nas pessoas. Mesmo que surjam dúvidas e temores, não as deixe transparecer. Não se trata aqui de falsidade. Trata-se de um controle maior sobre as suas emoções quando você estiver diante dos outros. E isso se faz aumentando paulatinamente a qualidade de suas emoções através da construção de novos paradigmas com a criação de conceitos mais nobres e positivos. Após aumentar o nível de suas emoções será necessário persistir o máximo de tempo possível nesse patamar. No começo isso exigirá esforço e determinação. Persista até que tais emoções se transformem em hábitos condicionados e, a partir de então tudo fluirá naturalmente a seu favor.

Estude e aprenda sempre, acompanhando o fluxo da mudança. O seu sucesso pessoal e profissional depende da sua capacidade de adaptação, aprendendo mais, melhor e mais rapidamente que os demais. Invista em suas competências e habilidades para melhorar o seu desempenho. Esteja sempre pronto e capaz de enfrentar as mudanças que surgem indefinidamente no seu dia-a-dia. Vivemos em uma época de constante mutação. Há portanto, a necessidade premente de estarmos aptos a acompanhar esse novo processo de relações humanas.

É fato que grande parte de todo este processo de mudanças e velozes transformações pelo qual todos estamos vivenciando está criando um novo paradigma: o da aprimoração da inteligência resultante do grande aumento no fluxo de novas informações e conhecimentos. Novas tecnologias disponíveis facilitam o processo de aquisição de conhecimento. Sendo assim; nessa sociedade da informação, não há mais a possibilidade de criar máscaras manipuladas de nossa imagem pessoal. A nova geração que está surgindo já não se deixa tapear por charlatães e fingidos. E, quem não se adequar a esse estilo está fadado ao fracasso. Então; torna-se imprescindível a criação de uma auto-imagem positiva autêntica.

Se você pretende criar uma boa imagem eficaz e duradoura deve começar mudando os seus conceitos pessoais a respeito de si mesmo. Somente a partir do momento em que houver uma boa auto-aceitação, você passará a ser aceito, de fato, por aqueles que fazem parte do seu grupo. Tentar projetar uma falsa imagem de si mesmo não funciona mais nos tempos atuais.

O segredo do marketing pessoal diante desse novo paradigma que se apresenta diante de nós, consiste em construir uma auto-imagem real e consistentes daquilo que somos. Se não somos bons ou positivos o suficiente, isso deve ser trabalhado o quanto antes em nossa essência para que a nossa imagem refletida no mundo seja um espelho daquilo que somos internamente.Todos fogem de pessoas más, negativas, melancólicas e descrentes. Ninguém precisa ser sensitivo para perceber a vibração desastrosa dessas pessoas. Todos os seres mais evoluídos intelectual e moralmente percebem quando estamos mentindo ou fingindo uma situação. Portanto; demonstre iniciativa, persistência, autenticidade e determinação naquilo que faz e você estará fazendo um marketing promissor de si mesmo.

Desenvolva a sua capacidade em atrair e manter relacionamentos afetivos e profissionais de forma permanente através de um esforço contínuo para elevar e manter a sua imagem em um bom nível. Desenvolva habilidades intuitivas para perceber as necessidades dos outros e estabeleça em seu convívio social uma relação de harmonia e confiança. Dessa forma; você se torna uma pessoa diferenciada diante da massa e pode estabelecer as bases para um processo de crescimento pessoal autêntico e promissor.

Também é essencial que você se apresente adequadamente diante dos outros. Não há um padrão a ser seguido para melhorar a sua aparência. Mas saiba que tanto uma vestimenta espalhafatosa quanto um traje casual demais podem atrapalhar, dependendo das circunstâncias. Excentricidade demais causa diferenciação diante da massa e pode trazer conseqüências desastrosas para a sua imagem. Procure ser o mais normal possível diante do grupo em que pretende se projetar. O diferencial pode ser proporcionado pelo contexto geral; ou seja: pela harmonia entre os elementos que constroem a sua aparência. Não adianta estar com uma aparência física impecável e deixar transparecer aspectos negativos e sombrios como a tristeza, a dúvida ou o medo.

Marketing pessoal, como tudo na vida, resulta de disciplina, dedicação e treino direcionados para o propósito de firmar uma auto-imagem autêntica, de qualidade e conteúdos consistentes. E, tudo isso só funciona quando for impulsionado pela vontade seguida das ações necessárias para produzir aquilo a que você se propõe. A meta deve ser bem elaborada e um projeto de modificação interna deve preceder às mudanças externas que se manifestarão como resultado direto desse longo processo de reconstrução de sua imagem.

Lembre-se: a construção e consolidação de uma imagem vencedora e idônea não se concretiza de um dia para outro. Então; além de boa vontade, estudo e aplicações de táticas de marketing pessoal são necessários meses, talvez anos de aperfeiçoamento, bom desempenho e sociabilidade para ser uma pessoa bem vista e aceita. Nada de grande se constrói da noite para o dia e a Grande Obra da sua vida consiste em ser capaz de transformar a si mesmo. Sempre!

Fonte: http://www.acasadoaprendiz.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR