A Sua Aparência Vale Ouro

segunda-feira, 14 de junho de 2010



Como você classifica a sua aparência: muito importante, importante, média importância ou sem muita importância? Caso tenha respondido algo diferente de muito importante, é bom rever a sua maneira de pensar. Há estudos que garantem que a nossa apresentação tem influência direta em nosso contracheque.

Recentemente li um estudo realizado por uma universidade Norte-americana sobre este assunto. Segundo a publicação, foram 7.000 adultos entrevistados. Eles foram divididos em dois grupos e seguindo critério da aparência. Depois, compararam remuneração por trabalho semelhante. O resultado revelou que aqueles que estavam abaixo da média na aparência, ganhavam menos do que aqueles classificados como "na média e acima da média".

Muita gente diz que a aparência é importante, mas nem todos que defendem este conceito agem alinhados com o que dizem. Também é preciso considerar que o conceito de aparência é amplo. Por exemplo, o estilo e a limpeza de suas roupas, o brilho de seus sapatos, o vinco em sua camisa, sua escolha de cores, o corte do cabelo, unhas aparadas e limpas, traje discreto e adequado ao ambiente e tudo mais que possa afetar a avaliação de sua apresentação.

Porém, não é só a aparência que conta. Naturalmente, ela abre muitas portas, mas é preciso se preocupar com outros ingredientes, como um comportamento adequado ao lugar em que você encontra-se inserido, otimismo, bom humor, motivação, respeito, ética, comunicação corporal e o indispensável sorriso serão sempre complementos indispensáveis a quem deseja conquistar admiradores e obter sucesso.

É inegável que a promoção depende de como os outros nos avaliam. Porém, é verdade também, que ela depende muito do nosso comportamento. Se você trabalha em uma organização, não importa o cargo que exerça, à medida que for ocupando funções mais elevadas, perceberá que a pirâmide ficará mais estreita, competitiva, exigente e seletiva. Daí, usar o bom senso, o bom humor e atitude positiva são sempre muito importantes para o seu crescimento profissional.

Precisamos, também, ficar atentos a outros detalhes. Imagine que a empresa conta com alguns candidatos para ocupar um cargo importante. Se eles encontrarem-se empatados nos quesitos técnicos e comportamentais, provavelmente, será escolhido aquele com quem os líderes da empresa mais simpatizam e gostam. Se você, por exemplo, deseja ir ao estádio assistir a uma partida de futebol, quem você convidaria para lhe acompanhar? Naturalmente, os amigos agradáveis, simpáticos e otimistas. Não iria querer levar um "mala" que só enxerga problemas e que não fala de outra coisa que não seja trabalho, não é mesmo?

Se você acha mesmo que a sua aparência vale ouro, trate logo de cuidar dela, sorrir mais, buscar atitude positiva e ser bem humorado. Treine isso e comprovará que a prática faz a perfeição. Coloque o que leu em prática e verá a sua conta bancária engordar mais rápido do que você poderia imaginar.

* Evaldo Costa é escritor, Professor e Consultor Especializado em Varejo
Fonte: http://www.dicasprofissionais.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR