Rede de Relacionamentos

sexta-feira, 4 de junho de 2010


A frase: “uma andorinha só não faz verão”, talvez sintetize a idéia de que precisamos das pessoas para chegar aos nossos objetivos. Ninguém faz sucesso sozinho. Ele ocorre com e através das outras pessoas. As pessoas realizadoras sabem disso. Apesar do seu alto grau de independência em relação às suas decisões e caminhos, eles sabem que não chegarão lá sozinhos.
A rede de relacionamentos é uma das ferramentas mais eficientes de relação profissional e integração entre pessoas das mais variadas áreas. É usada para: conhecer mais pessoas, estreitar relacionamentos já existentes, gerar troca de informações e favores, podendo resultar em novas amizades, novas parcerias e novos negócios. Para se ter uma idéia da força da rede de relacionamentos, pesquisas realizadas afirmam que 70% dos empregos são preenchidos através de indicação de alguém.
Em se tratando de Rede de Relacionamentos, é fundamental levar em conta pontos comuns, interesses convergentes, ou seja: é necessário uma certa seleção e organização para que sua “lista” possa ser útil aos seus objetivos. De acordo com esses objetivos, defina o seu foco de atuação, selecione as pessoas-chave, bem como os meios e as estratégias para tanto.
Pessoalmente, depois de definir meus objetivos, eu faço uma lista de pessoas que possam me ajudar a concretizá-los. É uma lista simples, feita no computador, contendo o nome das pessoas, seus telefones, e-mails e contatos do círculo dessa pessoa. Lembre-se: a base de uma boa rede de relacionamentos está na capacidade de se relacionar com as outras pessoas. Isso pode se transformar numa amizade ou não. O importante é que esse contato seja amistoso, freqüente e agradável.
A nossa tendência é somente nos relacionarmos com pessoas que tenham idéias, culturas e costumes parecidos com os nossos, numa atitude clara de preconceito e pré-julgamento. Desafie este comportamento, conversando com pessoas que tenham idéias e opiniões diferentes. Nelson Rodrigues deixou a famosa frase: “toda unanimidade é burra”. Veja a diversidade como algo positivo, como possibilidade de aprendizagem e crescimento.
Não é muito inteligente ficarmos “fechados no nosso mundo”. É importante freqüentar ambientes e círculos que possam ajudar-nos direta ou indiretamente. Por isso, é fundamental “sair da toca”, ir a cursos, palestras, eventos profissionais, participar de associações empresariais, entidades sociais etc. Lembre-se: “quem não é visto, não é lembrado”. É necessário vencer a timidez ou mesmo o complexo de inferioridade e ter a coragem de conversar com pessoas que você nunca viu.
Certa vez, eu estava voltando de uma palestra em São Luis-MA, quando no saguão do aeroporto “puxei conversa” com um senhor que estava sentado ao meu lado. Conversa vai, conversa vem, acabamos descobrindo que éramos do mesmo estado e que ele precisava de um palestrante para sua convenção de vendas. Trocamos cartões - é bom escrever atrás dele, a fim de lembrar do assunto conversado – e dias depois, negociamos e fechamos negócio por telefone. Dessa convenção, como convidado, participou um empresário amigo dele que gostou da palestra e também me contratou para uma palestra in company.
É importante fazer a diferença entre usar e utilizar a sua rede de contatos.Utilizar é tornar útil o contato, a influência, o poder de uma pessoa. Usar dá idéia de descartar - usar tais atributos e jogar fora. Conheço pessoas que usam a rede de relacionamentos unilateralmente, ou seja: só querem receber ajuda, mas não querem dar ajuda. Lembre-se: “só colhe, quem planta”. Portanto, utilizar pessoas-chave como auxílio para a conquista de objetivos é uma estratégia muito eficaz.
Num mercado cada vez mais competitivo, uma boa rede de relacionamentos pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso. Não é mais possível “ser uma ilha”, pois sozinhos não vamos muito longe. Estarmos ligados a outras pessoas é um processo de aprendizado, pois temos que lidar com o individualismo tão fortemente arraigado em nós. Compartilhar sonhos, planos e expectativas é desafiante. Além disso, é necessário querer e contribuir com o sucesso das pessoas que estão à nossa volta, formando uma corrente positiva de construção de resultados individuais e conjuntos. Algumas dicas práticas: conversar com as pessoas procurando ajudá-las, animá-las e incentivá-las. Enviar informações relevantes através de artigos, jornais, livros, filmes, e-mails, etc. Sempre é possível contribuir com alguém, inclusive com pessoas que já estão a muitos passos à sua frente. Todo esse investimento no sucesso das pessoas de sua rede provavelmente retornará para você, através de ajuda específica ou de aprendizado com a experiência do outro. Até mesmo pessoas que podem representar concorrência para você são interessantes, pois no mínimo vão lhe desafiar a sair da sua “zona de conforto”.
Reflexão:
“Podemos fazer mais amigos em dois meses, tornando-nos mais interessados por outras pessoas, do que, em dois anos, tentando que elas se interessem por nós.”
Dale Carnegie
Pense, Sinta e Aja. Sucesso nos seus desafios.

Heinz Artur Schurt Consultor e palestrante da área motivacional
Fonte: http://www.heinz.adm.br

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