Estilos de comunicação em liderança

sexta-feira, 11 de junho de 2010



As pessoas diferem na maneira como se veêm a si próprias e esta auto-visão afecta a maneira como comunicam com outras pessoas. É esta auto-visão, em vez de eficácia da comunicação, que determina a forma como a maioria das pessoas comunica. Na gestão, no entanto, os gestores podem aprender a adquirir hábitos de comunicação eficazes.
As capacidades de comunicação são os elementos-chave para a gestão eficaz. Em primeiro lugar, a comunicação deve assegurar que a pessoa-alvo ou grupo-alvo devem compreender a mensagem específica que o comunicador pretende transmitir. Em segundo lugar, a comunicação deve evocar a resposta desejada. O estilo de comunicação pode afectar o tipo de resposta evocada.

Conhecer os Diferentes Estilos de Comunicação

Os investigadores observaram três estilos básicos de comunicação - agressivo, passivo e assertivo. Na prática, a maioria das pessoas têm uma mistura entre estes três estilos. Para além disso, diferentes situações podem exigir diferentes estilos, para serem eficazes.

Estilo de comunicação agressivo

O comunicador agressivo vê-se como sendo superior aos outros e quer que os outros façam aquilo que quer. Este tipo de comunicador não ouve os outros e tende a monopolizar a comunicação.
Com uma atitude dominadora, estes comunicadores conseguem, muitas vezes, o que querem, muitas vezes em detrimento dos outros. Pensam que sabem tudo e que os outros têm nada para lhes ensinar. Apontam dedos, arregalam os olhos, fitam as pessoas e falam em voz alta.
Em situações de crise, os comunicadores agressivos podem ser eficazes. Em situações normais, no entanto, os comunicadores agressivos tendem a alienar as pessoas e a provocar, muitas vezes, contra-agressões. Em vez de alcançar objectivos, poderão pensar que os seus objectivos estão a ser sabotados por seguidores ressentidos.

Estilo de comunicação passivo

O comunicador passivo sente-se inferior aos outros e sente que as outras pessoas sabem mais do que ele. Nunca fala e concorda sempre com os outros, executando o que os outros lhe exigem.
Este tipo de pessoa procura evitar o conflito a todos os custos, muitas vezes concordando com ambas as partes de uma discussão. Procuram a autorização dos outros antes de fazer seja o que for e preferem ser supervisionados de perto. Raramente conseguem aquilo que querem e caem no silêncio, tornando-se ressentidos quando sentem tratamento desigual.
Os comunicadores passivos tendem a perder a auto-estima e ficam confusos quanto à sua posição no esquema das coisas. Estão constantemente a reclamar, em vez de fazer o que é necessário. São os seguidores ideais, pois promovem as causas dos outros, mas geralmente não são tidos em muita consideração pelos seus colegas.
Na prática, esse estilo de comunicação pode ser adequado numa situação onde não está muito em jogo. Quando lidamos com uma pessoa agressiva, provocar um conflito que só produzirá perda de tempo não produzirá resultados que valham a pena.

Estilo de comunicação assertivo

O comunicador assertivo é caracterizado principalmente por respeitar ambas as partes envolvidas. Esta pessoa sente que, embora tenha direitos, a outra pessoa também tem direitos semelhantes. Não há nenhum sentimento de superioridade ou inferioridade.
Confiante, decidido e realista, o comunicador assertivo "negoceia", em vez de ditar ou adiar, com os outros. Evoca o respeito dos outros, bem como respeita os outros e os seus pontos de vista.
Este tipo de comunicador ouve a outra pessoa, expressa os pontos de vista de forma honesta e faz declarações como observações e expectativas. A pessoa é também sensível aos sentimentos dos outros. "Que alternativas temos?" é a abordagem típica que este tipo de comunicadores adopta quando discute caminhos possíveis.
Na maioria das situações, o estilo assertivo de comunicação, com contacto visual directo, gestos naturais e expressões honestas, pode produzir resultados muito melhores do que os outros estilos mencionados anteriormente.

Outros Métodos de Classificação de Estilos de Comunicação

Existem outras formas de classificar os estilos de comunicação. Por exemplo, poderíamos distinguir os estilos de comunicação como:
•Os "expressadores" são pessoas que se exaltam com facilidade, que gostam de reconhecimento e que podem ser inspirados a alcançar coisas grandes, quando a abordagem correcta é utilizada;
•Os impulsionadores têm pontos de vista fortes e decisivos e ficam melhor se fizerem as coisas à sua maneira;
•Os "ligadores" apreciam as relações acima de tudo e trabalham melhor quando as pessoas à volta demonstram interesse;
•As pessoas analíticas trabalham de forma metódica e sistemática e produzem melhor quando existe um enquadramento estruturado a seguir.
No mundo real, poucas pessoas usam o mesmo estilo de comunicação em todas as ocasiões. Por exemplo, podem comunicar de uma forma com os seus superiores e de outra forma com os seus subordinados. As pessoas poderão também adoptar uma abordagem manipuladora, tentando alcançar o que pretendem ao usar diferentes estilos de comunicação. A consciencialização sobre os diferentes estilos e os seus resultados típicos pode melhorar a nossa comunicação.

1 comentários:

Nuno disse...

Este artigo foi inteiramente plagiado do portal-gestao.com

http://www.portal-gestao.com/gestao/lideranca/item/2554-estilos-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-em-lideran%C3%A7a.html

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR