Manter-se atualizado com a profusão de informações do mundo moderno é cada vez mais difícil. Porém, cursos de extensão são um meio rápido e eficiente para a conquista dessa batalha

A velocidade de divulgação e a quantidade de novas informações disponíveis tem avançado a cada instante. Descobertas, inovações, aprimoramentos... Acompanhar o ritmo dessa evolução torna-se ainda mais difícil diante dos avanços da tecnologia e dos meios de comunicação. Embora essa seja uma luta incessante, manter-se atualizado, principalmente na área de atuação, é um passo muito importante para a carreira profissional de qualquer um. A vida moderna é assim mesmo: uma eterna jornada de estudos, aprimoramento e aprendizado. A graduação é apenas um dos passos dessa batalha.

Neste turbilhão, muitas vezes é difícil conciliar o trabalho com a continuidade dos estudos. Pensando nisso, as instituições de ensino superior oferecem atividades de extensão a fim de, em pouco tempo, qualificar e capacitar acadêmicos e a comunidade. "A extensão é uma função básica da universidade. É a maneira de levar as inovações do conhecimento à comunidade, tanto interna quanto externa", explica a pró-reitora de extensão da Unifran (Universidade de Franca), Elisabete de Sousa Touso.

Pela promoção de cursos, jornadas, simpósios, congressos, fóruns e até debates, a extensão contribui na qualificação profissional de um indivíduo. O que a diferencia da especialização - ou até mesmo da graduação - é a maneira como o conteúdo é transmitido. Além de tratar assuntos mais específicos, é uma forma mais flexível do ensino. "Permite a formulação e a adaptação rápida e eficiente de temas, conteúdos, com o objetivo de atualizar, reciclar e aperfeiçoar o aprendizado", conta Elisabete.

Justamente pela sua característica flexível, um dos principais focos da extensão é a educação continuada, contribuindo para que os interessados mantenham-se atualizados mesmo fora da rotina acadêmica. "Com o dinamismo das informações, os braços cruzados e a falta de interesse são principais barreiras ao crescimento e amadurecimento na carreira", assegura a professora. "Um bom profissional é aquele que não se sacia com os conhecimentos já adquiridos."

Por que investir na extensão?

Investir no aperfeiçoamento pessoal e profissional nunca é demais. Mas, é preciso tomar alguns cuidados com as escolha. Saber onde e como investir o tempo e o dinheiro é a dica da pró-reitora Elisabete. "A melhor forma é o famoso `QI´: quem indica. Porém, os interessados podem utilizar outros meios, como: verificar se a instituição é idônea; averiguar qualificação do profissional; e, ainda, se certificar da qualidade do produto que está comprando", orienta.

Os benefícios desse investimento, quando bem utilizado, não se resumem apenas ao hábito intelectual. Além de ser a forma mais rápida de manter-se atualizado e de conhecer novas tecnologias ou conhecimentos, essas atividades enriquecem a formação profissional e, conseqüentemente, o currículo de quem as procura. "Os certificados emitidos pelas universidades asseguram a qualidade dessa qualificação", diz Elizabete.

Para a gerente de Recrutamento e Seleção da Gelre, Gerusa Mengarda, a extensão pode servir, ainda, para a formação de uma importante rede de contatos que é essencial para que o profissional esteja sempre atualizado sobre novas oportunidades profissionais ou empresariais. "Além de toda uma importância de qualificação, o curso é grande contribuidor para o Networking", afirma. "Relações diretas com pessoas específicas daquela área muitas vezes contribuem para a empregabilidade".

Como reage o mercado?

O mercado de trabalho é cada vez mais concorrido e seletivo, por isso as exigências tornam-se ainda maiores. Nesse cenário, a corrida em busca de um diferencial é bastante marcante. Segundo Gerusa, a extensão é um meio de atualização bem aceito pelas grandes empresas e é avaliado como um incremento ao currículo. "Os recrutadores encaram essa experiência como um enriquecimento profissional."

Além disso, as atividades de extensão passam para o selecionador a imagem de que o candidato é um profissional pró-ativo. "Pessoa que não se fecha às inovações, busca sempre um aperfeiçoamento, mesmo que não seja uma exigência do mercado", descreve. Para Gerusa, essa é uma das características mais valorizadas pelas empresas, já que procuram funcionários que contribuam para o seu desenvolvimento e crescimento.

Qualquer ação que priorize o conhecimento é bem aceita. A Cenibra, empresa mineira do setor de celulose, valoriza, além de um perfil inovador e da capacidade de trabalhar em equipe, o comprometimento do candidato com os estudos. A extensão, embora não seja uma exigência, serve como um diferencial para a contratação, tanto de estagiário como de funcionários, e ainda para a promoção de funcionários, segundo indica a coordenadora de Recrutamento e Desenvolvimento da empresa, Viviane Donato Viena.

Faz parte das atividades da empresa incentivar o colaborador a investir no aprendizado. "Ainda que não exista nenhuma política que colabore com esse aprendizado, a Cenibra reconhece qualquer ação voltada ao investimento no conhecimento e aperfeiçoamento", conta Viviane Viena. "Esses cursos contribuem diretamente ao desenvolvimento da Cenibra."

Correndo contra o tempo

É incessante a busca por informações, já que elas se renovam a cada momento, praticamente em todas as áreas do conhecimento. "O tempo de se aprimorar em um conhecimento é o tempo de outros serem conhecimentos serem lançados", cita Gerusa. Por isso, as extensões possuem uma validade que, dependendo do assunto tratado, pode ser curta ou longa, "determinada pelo movimento das inovações", indica a gerente da Gelre. Mas isso não significa que se deva deixar de investir nessa atividade. "É preciso correr contra o tempo, sempre".

A executiva afirma ainda que a solução para esse problema é manter-se sempre atualizado. "O conhecimento nunca é demais. Você só vai perder essa batalha contra o tempo se não reciclar seus conhecimentos", finaliza Gerusa Mengarda.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR