AMBIÇÃO

quinta-feira, 18 de março de 2010


É um desejo de ser triunfador, de fortuna, de honrarias, de poder, independente do que acontece a sua volta. Acontece que ambição todos tem em maior ou menor grau.

A ambição é endógena e quando bem controlada com pensamentos positivos destinados no objeto desejado, cria uma espécie de combustível interno, que conduz a pessoa para a realização do seu objetivo. A boa ambição vem de uma vontade própria. Aqueles que as têm em menor grau, aceitam com muita passividade qualquer resultado. O que lhe falta é ter o calor interno que conduz à liderança para envolver outros como instrumentos de equipe para a realização do desejo. A ambição é que mantém muitas pessoas nos seus empregos por um longo período, principalmente quando ele encontra oportunidades de crescimento. Quando a oportunidade escasseia no emprego atual, ele procura outro onde visualiza sinal de evolução tanto financeira quanto profissional.

Na idade entre 20 e 30 anos é comum as pessoas ficarem tateando oportunidades para satisfazer as suas ambições. Aos 35 anos, quando é considerada capaz, pode até ser Presidente da República, é que tomam decisões de manter-se firme em uma convicção.

Há uma grande diferença entre um ambicioso em maior grau e outro de menor grau. Os ambiciosos fazem mais que o combinado e extrapolam além da conta sendo mais assertivos, decididos, convictos e determinados Usam a habilidade para conseguir a cooperação entre as pessoas. Resolvem com mais facilidade os conflitos e transitam com extrema competência em vários níveis hierárquicos. Esbanjam energia, entusiasmo e por força da ambição implantam o seu ponto de vista. Percebemos que os ambiciosos são afáveis, procuram sempre fazer o melhor e dar o melhor de si para que as pessoas se sintam bem.

Quem tem ambição em maior grau incentiva o grupo fazendo com que todos tenham a sensação de serem importantes e cresçam com isso. Ele é um valorizador. Usa a inteligência interpessoal relacionando-se bem, sendo atencioso com todos. Nunca perde o foco. Usa a imaginação e tem um alto IVP (índice de viração própria). Há outros que passam da linha da ambição e chegam às raias da ambição má, que aqui vamos chamar de ganância. Os gananciosos querem tudo para si, limitam as pessoas que lhe cercam e impedem o crescimento da equipe. É comum faltarem com a ética. Muitos, pela ganância de ter mais, são presa fácil dos aproveitadores de ocasião e pagam caro por isso. O desejo de status pesa mais que a importância das pessoas que lhe rodeiam.

As pessoas lutam por necessidade ou ambição e ambas requerem renúncia.

A ambição é maior onde há maior oferta de oportunidades. Nós que contratamos pessoas para dirigir nosso empreendimento precisamos estar atentos na hora da contratação. Contratar alguém com baixo grau de ambição é estagnar no mercado aceitando o que o destino oferece. Isso é pouco. Merecemos mais do que um destino.

Vitor Edson Gerhardt
Instrutor e Palestrante do Instituto Master Mind
Fonte: http://www.quebrandobarreiras.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR