Ao longo do tempo de nossa carreira profissional, vamos acumulando experiências técnicas e habilidades por competência: Lidar com clientes resistentes ou até mesmo exigentes, tratar de maneira amistosa e criar vínculos com fornecedores, conhecido como o velho “quebra galho” e principalmente entender a cadeia hierárquica, valores e filosofia da companhia na qual trabalhamos.
Dependendo da posição que alcançamos precisamos ainda de um mínimo de inteligência emocional e técnicas de liderança para tratar os demais colegas e subordinados. Fatores psicológicos e comportamentais fazem parte de sua habilidade como gestor.
Dentro deste contexto a única parte burocrática com a qual nos preocupamos é verificar os descontos no holerite e tomar um grande susto no valor contribuído para o INSS e IRPF, e claro, na maioria das vezes reclamarmos por tal contribuição.
Ultimamente fala-se muito em empreendedorismo, empreender, tornar-se um micro empresário, uma pessoa jurídica.
Fiquei surpreendida em como o SEBRAE incentiva os pequenos empreendedores e mais, como eles investem nessa categoria. Eles oferecem consultorias, palestras gratuitas e também cursos rápidos a um custo muito baixo.
Do ponto de vista celetista*, nem imaginamos o conjunto de regras que regem a abertura de uma empresa, são tantos os detalhes que nossas vistas chegam a ficar embaralhadas com tantos códigos, leis e impostos, que desconhecemos. São tantos termos novos que acabamos jogando tudo nas mãos dos contadores e o interesse acaba ficando escasso.
Só que antes de toda esta parte burocrática que enfrentamos ao abrir um novo negócio, temos um longo caminho a percorrer. Eu diria o caminho mais importante: O que abrir? Para quem? Que local? Como? Quais são os meus riscos?? etc, etc...
Saber em que segmento atuar, qual o cliente vou atender, quem será os meus concorrentes, os meus fornecedores, quais as tendências deste mercado, se será um produto/ serviço inovador e aceito pelo público alvo, são perguntas que fazem parte do que chamamos de Plano de Negócios, uma ferramenta que todos os empreendedores deverão utilizar ao constatar que quer abrir uma empresa.
O plano de negócios poderá ser elaborado sozinho ou com a ajuda de alguém e claro sem pressa, é o seu investimento que está em jogo...


Por Marcia Pacini
Fonte: http://www.administradores.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR