João Carlos Martins

sábado, 5 de setembro de 2009


A história do pianista João Carlos Martins certamente o eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Em setembro de 1982, o exigente jornal “New York Times” se referia a ele como um dos maiores pianistas da atualidade. Já a revista “New York Magazine”, juntamente com o “Boston Globe”, ressaltavam o talento de João Carlos Martins, colocando-o como o mais excitante intérprete de Bach a surgir depois do legendário Glenn Gould.
Toda esta relação lírica tecida com o piano teve início aos 8 anos de idade, quando João Carlos Martins passou a estudar com o professor José Kliass. Após nove meses já se mostrava um virtuose, vencendo o concurso da Sociedade Bach de São Paulo. Ainda jovem, despertou a atenção de toda a crítica musical brasileira com suas performances únicas pela intensidade com que eram interpretadas. Aos 18 anos foi o único escolhido no Festival Casals, entre candidatos das três Américas, a dar o Recital Prêmio em Washington. A apresentação bem-sucedida teve como conseqüência sua estréia no “Carnegie Hall”, de Nova Yorque, patrocinada pela ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Eleonor Roosevelt.
A partir de então, passou a tocar com as maiores orquestrar americanas. E sua gravação de O Cravo Bem Temperado, de Bach, aos 23 anos, foi best-seller durante muito tempo nos Estados Unidos.
Em 1983, João Carlos Martins inaugurou o Glenn Gould Memorial, em Toronto, Canadá. Sua carreira teve como um dos pontos altos o fato de ter gravado a obra completa de Bach para teclado.
A paixão de João Carlos Martins pela música originou o documentário franco-alemão “Martins Passion”, vencedor de 4 Festivais Internacionais. E esta mesma paixão o fez iniciar a carreira de regente, após problemas que prejudicaram a mobilidade de suas mãos para a profissão de pianista.

Atividades
Atua em Recursos Humanos há mais de 20 anos, e passou por empresas como Sandoz (Novartis), Pfizer, Aché, PricewaterhouseCoopers e Accenture.
Diretor de Recursos Humanos da EDS Brasil.
Palestrante em eventos sobre liderança e gestão de pessoas no Brasil e no exterior.
Professor da cadeira de ”gestão de pessoas e equipes” dos cursos de pós-graduação da FAAP.

Títulos
Formado em Orientação Educacional e Tecnologia de Sistemas, com pós-graduação em RH.
MBA pela Kellogg School of Management e Fundação Dom Cabral.
Especializações em Gestão de Pessoas e Negócios em escolas como FGV-SP, London Business School, e Columbia Business School.

Livros Publicados

Prêmios e Homenagens
Premiado como Destaque RH 2002 pela Revista Gestão Plus/RH em Síntese.
Citado como The Best of America, pela revista Latin Trade, no ano de 2002.

Publicações
Lançou 5 CDs internacionalmente.

Fonte: http://www.palestrantes.org

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR