A arte de "Controlar"

terça-feira, 15 de setembro de 2009


Dar ordens é fácil, assegurar-lhes a execução já não o é tanto; mas é nisto que se distinguem os chefes de todos os amadores do poder.
Vós destes ordens, e depois? É preciso ver se são executadas; vigiar as pessoas, segui-las de perto. Acreditai-me, se o comando se limitasse a dar ordens, o seu papel não seria difícil. Mas torna-se necessário fazê-las executar. (Foch).
Organizar, dirigir, coordenar não basta. O chefe necessita de assegurar-se da resposta dada pelos factos aos seus projectos para operar com urgência as correcções salutares.
A verificação é uma necessidade para os subordinados e um dever para o chefe.
A ordem deve inserir-se na vida através daqueles a quem cumpre executá-la. Mas, dada a fraqueza humana, pode haver uma falta de ajustamento entre o plano previsto e a realidade vivida. Está aqui uma das razões pelas quais a inspecção se impõe, não uma inspecção exageradamente esmiuçada e vexatória, mas construtiva, destinada a verificar a adaptação da ideia à realidade.
A inspecção do chefe deve encontrar o justo meio termo entre uma continuidade enfadonha e uma demora que a torna inútil. Pode tomar a forma de verificação periódica ou ainda de "sondagem" imprevista que tem a faculdade de evitar a rotina.
A inspecção deve exercer-se sem qualquer espírito malévolo, e os súbditos aceitam-na de boa vontade quando sentem que a anima um pensamento instrutivo, tendo por fim, não tanto a correcção das faltas como a sugestão de meios para reparar o mal e para proceder melhor.
O chefe deve saber reconhecer o que está bem, mas não hesitar em mostrar o que deveria ter sido feito; para isso às vezes há que revestir-se de coragem. Em certos momentos, pode ser doloroso verificar que certo colaborador se revela inferior à sua missão, e mais doloroso ainda ter de dizer-lho. No entanto, é um dever de lealdade para com o bem comum do qual o chefe não passa de um servidor; dever de caridade para com o colaborador deficiente que necessita de ser estimulado na sua tarefa ou colocado num posto mais de acordo com as suas aptidões; dever de justiça para com os outros colaboradores que correm o risco de ser prejudicados pela insuficiência do seu colega.
Um grupo, seja ele qual for, em que nunca se verifique qualquer inspecção, arrisca-se a ser vítima da lei de degradação da energia que tanto vale para o moral como para o físico.
Por força da tolerância e do não-te-rales sucede que as coisas ficam a meio-caminho, a ponto de comprometer a causa à qual se havia dado impulso generoso ou a missão que se tinha empreendido com ardor.
Inspeccionar rigorosamente é um dos primeiros deveres do chefe, que tendo delegado uma parte da sua autoridade, deve dar-se conta do uso que dela se faz. Tal inspecção, para ser eficaz, deve ser pessoal, feita pelo próprio chefe; o menos possível por intermediários, menos ainda pelo processo do papel selado; nunca executante. Por outro lado, deve ser terminal, isto é, deve atingir directamente, na base da escala hierárquica, o pequeno executante.


Fonte:http://lideranca.aaldeia.net/

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR