Satisfação no Trabalho

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Você já deve ter ouvido de alguém que a noite de domingo é causa de tristeza pois termina o final de semana e começa a semana de trabalho. Ou de pessoas que reclamam por seu dia de trabalho ser tão longo. O que será que esses comentários / desabafos querem nos dizer?
É justamente nesse ponto que pretendo refletir: a respeito de satisfação profissional.
A palavra satisfação pressupõe ato que satisfaz, ou seja, sentir essa tal satisfação exige ação. Essa ação precisa ter sentido, utilidade, funcionalidade para produzir tal efeito. O ser humano é o único animal que busca sentido para sua vida e para o que faz, aquele que não encontra esse sentido deprime e perde a vontade de viver.
Você está satisfeito com seu trabalho? Se a resposta for sim, aproveite para curtir a satisfação que o trabalho pode nos proporcionar e não se esqueça que a vida é dinâmica e necessitamos sempre de adaptação. Contudo se a sua resposta for não, sugiro que repense, porque as suas ações não lhe proporcionam satisfação.
A causa disso pode ser: 1) Fazer algo que se gosta, mas que não sabe executar bem; 2) O ambiente de trabalho não lhe provê as ferramentas necessárias; 3) Faltam-lhe conhecimentos técnicos; 4) Falta de atitude, ou seja, querer aprender, fazer melhor, dar o melhor de si.
Para todas essas causas existe “tratamento”. E justamente a “cura” vai necessitar da sua ação.
Para o primeiro item da lista, sugiro que procure refinar sua forma de fazer o que gosta pois, caso contrário, com o tempo a satisfação vai por água abaixo. Procure aprender com quem já faz bem, busque orientação.
O segundo item, fala de algo que foge ao nosso controle, mas que em algumas empresas você pode batalhar para conseguir uma mudança. Se a empresa ou o seu negócio não proporciona isso mexa-se e faça acontecer, se não valorizarem seu trabalho mude de empresa.
O terceiro é um dos mais fáceis de resolver: estude, dedique tempo, energia e disciplina, faça cursos, amplie sua visão aprendendo com as outras pessoas.
O Quarto item é o mais trabalhoso, pois sem ele os outros problemas não serão facilmente resolvidos, estamos falando da Atitude. Ou seja, aquela característica importante e que diferencia as pessoas satisfeitas das menos satisfeitas. Se não sabe, aprenda. Vá atrás das soluções e não prenda-se no problema. Peça ajuda. Mostre o que sabe fazer. Mostre que mesmo quando faltarem as demais condições com a Atitude você superará seus problemas e bloqueios.
A satisfação não vem gratuitamente, exige esforço, dedicação e honestidade para conosco.

Por: Maier Augusto dos Santos (Clínica de Psicologia VIVER COM QUALIDADE)
Fonte:http://www.vivercomqualidade.psc.br

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