Gestão de potencial

terça-feira, 18 de agosto de 2009


A palavra potencial significa "o que pode ser", assim o potencial não é uma certeza, nem uma garantia por si mesmo, é preciso haver investimento de recursos, tempo e esforço para se transformar em realidade.

O filósofo francês Rousseau, baseado em idéias socráticas, afirmava que "Tendência não é Destino". Isso é algo que precisamos compreender em nossa realidade. Se tendência não se confirma, necessariamente, como um destino,

podemos mudar tudo o que não gostamos em nossas vidas. Assim como precisaremos trabalhar arduamente para garantir que nosso potencial se realize. Talvez, alguns dos leitores possam estar se perguntado como vamos alterar fatores que não gostamos, se existem fatos impossíveis de serem alterados.

A morte de um ente querido, um acidente, uma tragédia, enfim fatos que afetam nossa vida e são irreversíveis. "Tendência não é Destino" Rousseau Isso é verdade, há fatos que não podem ser alterados, entretanto Rousseau não falava sobre Fatos, mas sobre Crenças. E uma crença é a versão que damos aos fatos. É a lente pela qual vemos a realidade. E isso determina nosso destino. POR QUÊ?! Porque nosso destino não é conseqüência dos fatos que nos afetam, mas sim da reação que temos aos fatos.

Essas reações são comandadas pelas nossas crenças. Sendo assim para gerenciarmos nosso potencial, precisamos em primeiro lugar aprender a gerenciar nossas crenças.


Em síntese, pode-se concluir, que a gestão de potencial nada mais é do que o gerenciamento primoroso e focado em resultados, que podemos exercer sobre nossas crenças. De uma maneira geral não seria errado admitir que nosso potencial é ilimitado e que somos capazes de realizar qualquer coisa que nos propusermos com afinco.

Entretanto nossos limites são determinados pela visão que temos do mundo e das oportunidades, ou seja, pelas crenças que desenvolvemos sobre a realidade ao nosso redor. Para estabelecer um exemplo bem prático, podemos afirmar que todas as pessoas têm potencial para aprender um novo idioma.

Contudo muitas pessoas fazem inúmeras tentativas e sofrem constantes desistências, porque imaginam ser incapazes de realmente dominar uma nova linguagem. O potencial está em todos, mas são apenas alguns poucos que vencem a barreira interna de crenças que nos informam o quanto é difícil, complexo ou inacessível determinado resultado almejado.

Em algumas pesquisas de desenvolvimento de carreira foram realizadas dinâmicas de potencial que detalhavam oportunidades e dificuldades focando diferentes perfis de pessoas. Os estudos demonstraram que uma mesma pessoa com diversos potenciais, só desenvolveu aqueles em que "acreditava" ser capaz de dominar e se desenvolver.

Daí, podemos afirmar que uma pessoa é a medida de suas crenças e não de seu potencial. Mas é no que você "pode ser" que estão as suas oportunidades.

Pense nisso!
De: Dulce Magalhães
Fonte: http://www.leilanavarro.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR