Objetivos bem formados

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Como deve ter notado, a linguagem afeta nossos pensamentos, condutas e ações. Seria vantajoso para nós entender como o método que utilizamos para estabelecer e obter nossas metas e objetivos são apropriados ou não.
Tipicamente, quando temos problemas obtendo nossos objetivos nos fazemos às seguintes perguntas:
• • O que está mal?
• • Por que tenho este problema?
• • De que maneira me limito e o que posso fazer?
• • Como este problema me impede de fazer o que eu quero?
• • De quem é a culpa por termos este problema?
• • Qual é o pior momento no qual experimentaste este problema?
• • Por quanto tempo o tem tido?
Se de conta que estas perguntas tendem a nos guiar a considerar, a quem culpar, o que está mal e nos separa de obter a meta ou o objetivo.
AGORA, CONSIDERE AS SEGUINTES PERGUNTAS PARA OBTER UM OBJETIVO BEM FORMADO:
• • O que é que eu quero, realmente?. Se assegure que está definido em resultados positivos. Pense mais no QUE QUER do que no que não quer.
• • O que verei e ouvirei quando estiver obtido o objetivo?. Descreva o objetivo com todos os detalhes sensoriais, quer dizer, com todos os detalhes da visão, ouvido, tato, gosto e olfato.
• • Pode ser iniciado e mantido sob minha responsabilidade?.
Qualquer objetivo deve ser iniciado, mantido e promovido por você, o objetivo escolhido deve refletir coisas em que possa influir pessoalmente.
• • Tem o objetivo o tamanho adequado?. Se for muito grande, se pergunte: O que é o que me impede de alcançá-lo? E converta os problemas em pequenos objetivos, faça-os bastante pequenos e acessíveis. Se for muito pequeno para lhe motivar, pergunte-se, É parte de um objetivo superior?. Por que é importante para mim obter este objetivo?
• • Como saberei quando obtiver o objetivo?. Qual é a evidência?. Pense na evidência de base sensorial que lhe permitirá saber que obteve o que queria.
• • Onde, quando, com quem o quero? Em que contexto?. Imagine o objetivo da maneira mais especifica possível. Uma vez identificado o contexto, pergunte-se: É ecológico o contexto escolhido?. Esta apoiado em informação sensorial?
• • Como o objetivo escolhido afetará minhas atividades e as atividades de outros? O que ganharei ou perderei? O que ganhará ou perderão outros?. Pese as conseqüências em sua vida e em suas relações se conseguisse seu objetivo. Considere os sentimentos de dúvida que comecem com um “se, mas”. Que considerações representam estes sentimentos de dúvida? Como poderia trocar seus objetivos para tê-los em conta?
• • O que te impede de OBTER O OBJETIVO DESEJADO, AGORA?. Identifique as crenças limitantes. Esta informação tem que estar apoiada em informação e descrita sensorialmente.
• • Que recursos tenho agora, para obter meu objetivo?
• • Que recursos necessito a fim de obter meu objetivo?
• • Como posso começar a obter meu objetivo e como posso mantê-lo?
Depois destas perguntas o passo mais importante é ATUAR. Toda jornada começa com o primeiro passo.
Note a diferença entre usar a primeira série de perguntas e a última série.
Considere como fazem as diferentes perguntas para alterar como se sente, como troca a direção de sua mente para a solução do problema, e como te inspira.

Tradução feita pela Equipe Sua Mente.com.br
Titulo Original: http://www.personal.able.es/cm.perez/pnl.htm
Fonte:http://site.suamente.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR