Lair Ribeiro

terça-feira, 21 de julho de 2009


Médico especializado em cardiologia, Dr. Lair Ribeiro traçou, ainda muito jovem, sua trajetória profissional. Encontrou maneiras de agregar valores à sua formação, usando suas experiências para criar um diferencial na profissão. Com mais de 40 publicações, entre livros, vídeos, fitas cassete e jogos, o escritor juiz forano viveu e trabalhou durante quase 20 anos nos Estados Unidos, adquiriu grande experiência nos campos educativo e empresarial e voltou para o Brasil, onde se tornou palestrante e escritor de sucesso.

Em entrevista, Dr. Lair Ribeiro fala sobre os caminhos para atingir o tão sonhado sucesso.

Qual é a primeira atitude que a pessoa precisa tomar para atingir o sucesso e a prosperidade?

Lair Ribeiro – O sucesso é multifatorial. Ao todo, são seis passos que as pessoas devem seguir para atingir seus anseios. O primeiro, e a base de todas as coisas, é ter auto-estima, autoconfiança e auto-imagem. As pessoas precisam ter também habilidade para se comunicar, estabelecer relações com as pessoas, se interagir com os outros. Em terceiro lugar, é necessário estabelecer metas, pois a maioria sabe o que não quer, mas não sabe o quer. Logo depois, é preciso ter atitude, além da dedicação ao trabalho. Afinal, o único lugar em que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário. E, por fim, ser ambicioso, mas uma ambição saudável, que leve a melhora contínua.

Vários livros de auto-ajuda defendem a tese de que se você afirmar uma frase ou mentalizar algo de positivo, isso acaba acontecendo. Qual é a sua avaliação sobre isto?

LR - Só afirmar e pensar positivo não basta. Um pássaro precisa de duas asas para voar, uma asa é o pensar e a outra é o agir. E é essa atitude que as pessoas devem ter para que consigam alcançar seu sucesso pessoal e profissional. Na vida, você precisa da motivação - da crença - e da estratégia. Poderia ter o talento e querer. Mas as oportunidades não aparecerem. É preciso ter disciplina e saber gerar oportunidades. Tem que ter uma visão diferente da maioria das pessoas, agir de forma inovadora, perseverante e criativa. É preciso ter atitudes positivas e saber executá-las.

Como o senhor vê a questão da auto-estima?

LR - A auto-estima envolve três partes: a visual, auditiva e sinestésica. A parte visual envolve a imagem que cada um cria de si e externa essa imagem para as outras pessoas. A questão auditiva está relacionada ao diálogo interno, as conversas que cada pessoa tem com si próprio. E a última etapa é a sinestésica, que é a postura corporal, a forma como cada um anda. Dentro deste contexto, cada um é capaz de estabelecer sua auto-estima. Cada um deve se preocupar com o que pensa sobre si mesmo e não com a opinião dos outros.

O ambiente aonde a pessoa foi criada determina na formação de uma personalidade?

LR- O ambiente é um fator que influencia. Os seres humanos são formados por uma combinação de sua genética com o ambiente em que vivem e pela percepção que cada um tem sobre sua vida.

Saber viver, pessoalmente, profissionalmente e financeiramente, é tema de um de seus livros. Como é possível encontrar esse equilíbrio na vida?

LR - Todos os modelos que funcionam bem na vida estão em três – Pai, Filho e Espírito Santo; ontem, hoje e amanhã. No universo, os modelos que funcionam bem também estão em três. Então eu criei um sistema assim: pessoal, profissional e financeiro. Primeiro você se desenvolve como pessoa, para depois você ser um bom profissional. Depois que você é uma boa pessoa e um bom profissional, aí você vai ganhar dinheiro. Exemplo: a quarta-feira vem sempre depois da terça, e a terça vem sempre antes da segunda. Então a primeira é o pessoal, que é a segunda-feira. Depois é o profissional, que é a terça. E depois é o financeiro, que é a quarta.

O senhor tem contato com profissionais de diversas áreas. Quais são as necessidades deles? O que estão buscando?

LR - A maioria dos profissionais que trabalha em empresas está buscando a auto-realização. Infelizmente, a maioria não se realiza por problemas próprios ou pelo sistema da empresa. As pessoas também buscam uma remuneração mais justa, que depende da produtividade. E, finalmente, procuram oportunidades de crescimento, de evolução. Elas sabem que o emprego em que estão não é permanente. No dia em que deixá-lo, vão sair com o conhecimento que adquiriram.

Porque muitas pessoas não atingem o sucesso?

LR – Devido a diversos fatores. Não querem, têm medo, não sabem como chegar lá ou não tem a oportunidade. Além disso, há pessoas que não sabem o conceito do sucesso, do que é ser bem sucedido.

Qual a sua avaliação sobre o medo? E a crítica?

LR – Se as pessoas ficarem esperando o medo passar, nunca irão agir. Toda pessoa que se propõe a ser bem sucedido vai ser criticado. Existe uma fórmula para não ser criticado: "Não fale nada, não faça nada e não seja ninguém e garanto que ninguém vai lhe incomodar". A partir do momento que você tiver algo de diferente a dizer e a fazer, vai ter alguém querendo te puxar o tapete, faz parte do ser humano.

Ter liderança é requisito obrigatório para se chegar ao sucesso?

LR – Não necessariamente. Depende do ambiente e do objetivo que a pessoa estabelece. Exemplo: uma pessoa pode trabalhar dentro de casa, como investidor na Bolsa de Valores e ser bem sucedido. Nesse caso, não foi necessário o espírito de liderança. Mas, se este mesmo indivíduo for trabalhar em uma empresa e tiver que realizar um trabalho em equipe, caso ela queira chegar ao sucesso profissional e pessoal, terá que se destacar dos demais e é aí que a liderança irá contar como fator preponderante. ||
Por: Carol Sales/Proativa Comunicação
Fonte: www.revistafator.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR