O consultor Waldez Ludwig decreta: sucesso não depende de perfeição, mas de originalidade
Por Daniela de Lacerda
Num futuro próximo, haverá tantas profissões quanto profissionais vivendo no planeta. É o que afirma o consultor Waldez Ludwig, que foi aplaudido de pé na palestra sobre Estratégia, Inovação e Talento, na tarde de quinta-feira, dia 2, na Career Fair. Segundo ele, quem quiser garantir sua sobrevivência no mercado tem de criar um estilo único de trabalhar, uma profissão só sua, mesmo exercendo uma atividade comum a outras pessoas. "É preciso sair da mesmice, correr mais riscos, fugir do lugar comum. É isso que que vai assegurar seu sucesso na era da inovação. Já não basta ser perfeito. É preciso ser original", decreta Waldez.
Para construir essa trajetória tão peculiar, ele dá uma dica prática: não planeje sua carreira apenas de hoje para amanhã, mas, sobretudo, de amanhã para hoje. Isso significa 'visitar' o futuro, vislumbrar como estará o mercado em que você atua e descobrir o que você deve fazer hoje para garantir seu diferencial lá na frente. Aqui, é essencial ter em mente que não adianta apenas ter boas idéias (criatividade). É essencial desenvolver um modelo de gestão que permita colocá-las em prática (inovação).
Você só vai conseguir atingir esse objetivo se concentrar-se na valorização de seus pontos fortes, em vez de tentar reverter suas fraquezas. "Esqueça aquela história de se dedicar ao que você gosta. Você tem é que se dedicar aos seus talentos, ou seja, aquilo que as pessoas percebem que você faz melhor do que os outros", diz Waldez.
Tem mais. O mercado já não está mais abrindo espaço para quem não leva a alma e a emoção para o trabalho. "Estamos competindo por excelência. E isso é um estado de espírito", lembra Waldez. Confira, abaixo, outras dicas do consultor, para construir uma carreira bem-sucedida:
* Caráter, integridade e ética são competências cada vez mais valorizadas. Na hora de contratar um novo profissional, isso tudo é avaliado antes da experiência profissional do candidato.
* Não mantenha o foco em apenas um segmento. Amplie suas referências e competências. Hoje, o médico tem ser um especialista na sua área de atuação, mas também um bom administrador, um fluente comunicador, um expert em comportamento humano e por aí vai...
* Seja conservador e inovador ao mesmo tempo. E se não conseguir, alie-se a alguém que lhe complete.
* Faça do trabalho algo divertido. O ambiente profissional é para brincadeiras, sim.
* Respeite a diversidade e a saúde da sua equipe. Todos são diferentes, e têm sonhos, comportamentos e limites diferentes.
* Esteja aberto a novas idéias. Ouça o que seus liderados e colegas de trabalho têm a dizer.
* Questione. Repense o porquê, redefina o que, reprograme o quando, realoque o onde, recoloque o quem, reinvente o como, reduza o quanto.
* Não se acomode no que você já sabe. A sua capacidade de aprender é muiiittooo mais importante do que o seu atual conhecimento.
Fonte: http://vocesa.abril.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR