Já que estamos em época de copa do mundo, vamos lembrar algumas situações que têm muito a ver com o dia a dia dos profissionais e das empresas.

A seleção é composta de um time, de um grupo, mas quem dá mesmo show é aquele jogador que mostra habilidade e intimidade com a bola. Pode ser polêmico, mas sabe decidir um jogo com uma jogada individual, oportunista, mas que joga com raça, com aplicação. Que sabe fazer a diferença.

Assim deveria acontecer dentro das empresas. Deveria haver colaboradores com capacidade de atender bem, seja pessoalmente, seja por telefone. Com capacidade de responder com firmeza e clareza as perguntas que lhe são encaminhadas sem transferir o assunto para outra pessoa.

Falta de treinamento? Parecem profissionais que não estão devidamente treinados para responder perguntas nem atender pessoas. Qualquer resposta ou decisão que exija algo mais importante só pode ser tomada por alguém superior, que infelizmente também depende de alguém superior. Parece que muitos têm interesse em empurrar uma situação para outro. O subordinado sempre empurra para alguém de nível superior.

Falta de pessoal qualificado? Será mesmo que as empresas estão dando preferência por manter pessoal de baixo salário, por uma questão de necessidade?

A quem interessa manter profissionais assim amadores e juniores? As empresas perdem. Os clientes potenciais perdem. Os próprios profissionais que não assumem o seu papel dentro das organizações até mesmo por falta de alguém que lhes sirva de exemplo a ser seguido.

Por: Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional. Teve passagens por empresas de consultoria externa (atuais PriceWaterhouseCoopers, Ernst&Young, Binah), Conglomerado Financeiro nacional (Banco Itaú e Itaúsa), e empresas multinacionais (AkzoNobel, Laporte Group PLC e Walbro) como Auditor, Consultor, Controller, Superintendente e Diretor de Finanças e Administração.
Fonte: http://www.dicasprofissionais.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR