Ao contrário do que a ideia pré-concebida do líder possa indicar, a liderança aprende-se. Para se aprender a ser líder é fundamental desenvolver competências de escuta activa. Compreender as pessoas, os seus pontos de vista e as suas emoções é um dos trabalhos mais importantes do líder eficaz.


Ouvir. Ouvir. Ouvir. E ouvir um pouco mais. Para alcançar bons resultados, os gestores e líderes devem aprender a ouvir os que os rodeiam. Ouvir activamente é uma das competências mais importantes da gestão; implica a intenção de compreender e aprender. Transmite poder (empower) às pessoas, porque transporta uma mensagem de preocupação: informa a pessoa que fala de que é levada a sério e respeitada, sem ser julgada.
Ouvir de forma eficiente permite aos gestores determinar o que está realmente a acontecer nas suas empresas. Muitos grandes gestores de empresas ficaram conhecidos pela sua "managing by walking around" (gestão-caminhando-por-todo-o-lado), ouvindo e falando com empregados de todos os ríveis da empresa.

Como se desenvolve a escuta activa?

Falando do que está errado e do que é possível fazer para melhorar as coisas... E notável como muitas pessoas sabem o que se passa realmente na sua empresa. É importante tentar obter uma interacção eficaz com todos os membros da empresa. A combinação de falar com muitas pessoas e saltar níveis, bem como a realização de inquéritos periódicos de opinião, dão uma ideia bastante boa do que as pessoas pensam sobre os problemas e oportunidades que se colocam à empresa.

Os líderes devem reunir-se directamente com os membros do pessoal e não "esconder-se numa torre de marfim". Os gestores de grandes empresas apostam agora no relacionamento directo com milhares de pessoas e garantem que os seus gestores fazem o mesmo.

Ouvir também ajuda a esclarecer ideias feitas e desvenda interpretações que poderiam ser nocivas. Competências eficazes para ouvir guiam os gestores, permitindo-lhes saber que tipo de direcção adoptar. Um bom entendimento centra-se nas pessoas e caminha lado a lado com uma boa gestão.

Fonte: http://portal-gestao.com

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR