Uma Empresa em Harmonia

quinta-feira, 5 de novembro de 2009


A harmonia é um conceito clássico que se relaciona a idéias de beleza, proporção e ordem. É também um conceito musical relacionado a emissão simultânea de diferentes freqüências, ela trabalha com as sonoridades resultantes da sobreposição de diferentes notas, o que na linguagem popular chamamos de “a base da música” ou “acompanhamento musical formado pelos acordes”.

Em uma analogia entre um conjunto musical e uma empresa, a harmonia também pode ser considerada como os diversos músicos componentes desta banda, cada um tocando o seu instrumento, mas trabalhando em equipe pelo mesmo objetivo que seria tocar harmonicamente a mesma canção.

Vejamos alguns aspectos relacionados a harmonia dentro de uma empresa e que servirá para você realizar uma análise destes itens em sua organização. Porém lembre-se que esta lista poderá mudar consideravelmente de acordo com as especificidades de cada atividade ou modelo de comercialização.

Harmonia no Atendimento ao Cliente.
• A empresa toda está treinada para oferecer o melhor atendimento?
• Existe uniformidade nas informações oferecidas ao cliente?
• Todos entendem que o objetivo principal do seu trabalho é satisfazer e superar as expectativas do cliente?

Harmonia na Comunicação Interna.
• Os componentes da equipe se comunicam bem uns com os outros, se apoiando, se complementando e se entendendo?
• A comunicação interna é transparente e respeitosa?

Harmonia nas Instalações da Empresa.
• As instalações da empresa estão em harmonia com o seu público-alvo?
• É agradável ou intimidador para o cliente entrar na sua loja ou empresa?
• Os produtos estão harmonicamente apresentáveis e identificáveis nas prateleiras, gôndolas, etc?

Harmonia de Identidade.
• A logomarca da empresa é limpa, comunicativa e de fácil identificação?
• As músicas tocadas no sistema de som ambiente tem identidade com o perfil da sua empresa e clientes?
• Como está a luminosidade, disposição dos móveis e aparência geral das instalações?
• Propagandas e campanhas publicitárias estão em consonância com o público-alvo?

Harmonia nos Processos.
• Processos de produção, venda e entrega estão integrados?
• As pessoas estão treinadas para cumprir os procedimentos operacionais?

Harmonia do Marketing e Recursos Humanos.
• As informações levadas ao público externo como: investimento em treinamento, oportunidades de crescimento profissional, respeito ao meio ambiente, qualidade, políticas sociais, etc, estão em harmonia com o que realmente é praticado na empresa?

Lembre-se que harmonia é a disposição bem ordenada entre as partes de um todo, é proporção, ordem e simetria. Harmonia é a suavidade e sonoridade de estilo, e uma empresa só poderá ser considerada harmônica quando existir um equilíbrio entre estes e outros aspectos relevantes a cada ramo de atividade.

Trabalhe a harmonia dentro da sua empresa e afine-se para o sucesso!

Por: Fabiano Brum (Conferencista nas áreas de Marketing, Motivação, Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos).
Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR