Os jovens são exigidos a decidir por uma profissão muito cedo sem ter informações suficientes.
As mudanças estão acontecendo muito rapidamente.
A Internet está mudando o mundo mais rápido dom que nunca.
Profissões desaparecem num raio enquanto novas surgem na mesma velocidade.
Como o jovem pode compatibilizar tantas informações ao mesmo tempo que tem que estudar alucinadamente para competir por uma vaga na Faculdade?
O jovem entrará na Faculdade hoje e sairá daqui a 4 ou 5 anos. Quem pode garantir que quando ele terminar a Faculdade sua profissão não estará obsoleta ou desgastada?
Hoje é mais importante do eu nunca pensar no futuro porque as mudanças ocorrem muito rápido. O mundo está sofrendo uma profunda revolução técnico econômica causando profundas transformações na vida familiar, na educação e em todos os outros aspectos da sociedade.
A primeira coisa é conhecer-se bem. Quais são seus pontos fortes, seus interesses. No que você é bom? O que você tem dentro de você para vender?
O que é importante para você?
É importantíssimo ser o que você é.
Seja pró-ativo. Não só no trabalho como também no gerenciamento de sua careira.Você precisa ser:
Informado, alerta e flexível
Apaixonado e comprometido
Criativo
Oportunista. Sempre olhando fora da caixa, através da janela
Bem informado sobre seus pontos positivos e sobre o ambiente em que você atua.
Capaz de transformar problemas em oportunidades.
Fazer o que você gosta
E se quando ele chegar ao final da Faculdade e descobrir que não é aquilo que ele gosta de fazer?
Buscar uma profissão que dê dinheiro ou que faça-o feliz.
Profissões que não agregarem valor estão com os dias contados. Ex: Caixa de Banco, Despachante e todos os intermediários que não agregam valor, vendedores ¨tira pedido¨.
Saber idiomas. Se você sabe inglês não soma nada, mas se não sabe diminui muito. Logo-logo Espanhol também.
Mudou o conceito de emprego. Se ele não adicionar valor à empresa não haverá lugar para ele. Ninguém dará estágio só para ajuda-lo.
Como a globalização influencia na escolha da Profissão?
A distribuição de mercadorias está mudando com o advento da Internet.
A propaganda também. Antes você falava para milhões de pessoas esperando que algumas delas comprassem seu produto. Hoje é o inverso. As pessoas acessam o site da empresa que fabrica o produto que e já está quase decidida a comprar. Mudou o tipo da comunicação.
É difícil falar de futuro quando você está num pântano cheio de crocodilos.
A infotech afetará os trabalhadores em dois aspectos: será uma importante ferramenta que permitirá os trabalhadores fazer mais com menos através de intermediários como os PC's.
Infotech mudará a natureza dos trabalhos porque as empresas alterarão seus cargos para aproveitar as vantagens tecnológicas disponíveis.
Muda o plano de carreira para a estratégia de carreira, uma vez que as mudanças são muito rápidas e o profissional tem que estar adaptado a esta nova realidade. Como resultado disso o profissional deverá controlar a estratégia de sua carreira. Ao invés de um emprego seguro deverá ter um trabalho adaptável, flexível pronto para atender as mudanças do mercado ou de sua empresa.
HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO: Comunicação verbal cara a cara, falar em publico dominar no mínimo inglês e espanhol. Ser bom negociador. Saber vender suas idéias.Saber liderar um time, ser claro em expor suas idéias. Tudo isto porque na globalização é importante.
HABILIDADES com computadores e novas tecnologias de comunicação,relacionar-se muito bem com todos os níveis de pessoas, prevenir sua obsolescência profissional atualizando-se constantemente.

HABILIDADES PESSOAIS:
Estar sempre alerta
Autodesenvolvimento constante
Autoconfiança
Autocontrole
Credibilidade
Adaptabilidade
Invasão
Motivação
Orientado para resultados
Comprometido com objetivos
Ter iniciativa
Otimista
Empatia
Entender os outros
Desenvolver os outros
Orientar
Estimular diversidade
Social Competente
Influencia
Comunicação
Gerenciar conflitos
Liderança
Catalisador
Sabe recompensar
Colaborador e cooperador
PRODUTOS VIRTUAIS
Estão crescendo rapidamente. Produtos entregues durante à noite estarão em suas mãos pela manhã, óculos feitos em 1 hora, O que estes produtos tem em comum é que eles gratificam o consumidor numa relação CUSTO-BENEFÍCIO POSITIVA. O produto visual ideal é aquele que é produzido instantaneamente e disponibilizado conforme a exigência do consumidor. Os japoneses estão produzindo carros virtualmente e entregam em até 72 horas.
Se a info highway tiver penetração de mercado tão grande como tiveram a Tv e o telefone nas residências, a necessidade dos consumidores de serem atendidos por vendedores será drasticamente reduzida. O marketing interativo eliminará milhões de vendedores. Através do processo conhecido como desintermediação serviços on line irão oferecer serviços de vendas e distribuição. Exemplo de desintermediação são os caixas eletrônicos.

OPORTUNIDADES:
Entretenimento com educação: Softwares educativos.
Miniaturização: Smarcards. Por exemplo, um Smartcard especial para estudantes. Com um cartão do tamanho de um cartão de crédito ele poderá pagar sua mensalidade, pagar as refeições, marcar presença nas aulas, fazer downloads de livros em seu computador, usar a lavanderia, pedir uma pizza, fazer ligações telefônicas. A previsão é que em 15 anos haverá, nos AS, 1 bilhão de smartcards rodando.
Os oceanos serão cada vez mais uma fonte de alimentos mais importante.
Reciclagem. Muitos produtos serão totalmente recicláveis ou reutilizáveis. Mesmo produtos como automóveis ou geladeiras serão desenhados para serem totalmente recicláveis ou reutilizáveis.
Telemedicina; Nos Usa existem 25 projetos de telemedicina para atender populações carentes que vivem muito longe. A economia com salários e ambulâncias financiam a rápida proliferação da telemedicina prisões.
O futuro do mercado de esportes é muito promissor. O rápido crescimento nas vendas de equipamentos esportivos assegura isto. Mountainbikes, skates, snowboards, alpinismo e outros equipamentos para esportes que elevam a adrenalina.
Como o comércio virtual está crescendo em níveis mais rápidos do que os shoppings tradicionais, estes estão, cada vez mais investindo na área de entretenimento como estratégia para manter a presença de seus consumidores.
As pessoas estão vivendo mais e com saúde. Está crescendo rapidamente um novo mercado: para a terceira idade. Eles consumirão vitaminas, roupas, turismo, esportes, lazer,etc.

NOVOS CARGOS:
Diretor de Cérebros e Humor
Vice Presidente de Tranqüilidade
Chefe do Departamento de Imaginação
Creatologist
Avaliador de ativos intangíveis
Diretor de Capital Intelectual
Chefe da equipe de Visionários
Assistente de contador de Histórias
Chefe de aprovações
Bobo da Corte

Antonio Carlos Teixeira
http://www.pensediferente.com.br
pense@pensediferente.com.br
fone/fax: (0xx11) 3887-9700

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Ele é muito importante para nós.
SPCENTERCAR